Home  >  Inovação

Huawei inaugura laboratório de IoT no interior de São Paulo

Um dos focos é promover o desenvolvimento de tecnologias e mão-de-obra para uma nova era das telecomunicações no Brasil

Da Redação

06/12/2018 às 13h25

Foto: Shutterstock

A Huawei inaugurou na última quarta-feira (05/12) o Laboratório de Internet das Coisas (IoT) em Sorocaba, no interior de São Paulo.

O centro de inovação é uma parceria da empresa chinesa com o FIT - Instituto de Tecnologia, organização nacional credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que tem como missão construir prosperidade por meio do desenvolvimento de soluções inteligentes para um mundo mais conectado e melhor. A inauguração faz parte das comemorações dos 20 anos de presença da Huawei no Brasil.

Um dos objetivos da iniciativa é promover o desenvolvimento de tecnologias e mão-de-obra para uma nova era das telecomunicações no Brasil.

IoT na prática

Segundo a empresa, o laboratório será um polo de testes e desenvolvimento de ideias , fomentando o ecossistema nacional de desenvolvedores de aplicações e de dispositivos para IoT.

Outro foco da Huawei é fomentar o ambiente de “open lab” (laboratório aberto e não exclusivo), onde empresas parceiras, empreendedores iniciantes, universidades, institutos de pesquisa, comunidade de desenvolvedores e startups poderão ter acesso a sua infraestrutura para desenvolver, integrar e testar suas soluções e projetos no setor e receberão um certificado que lhe dará acesso ao mercado global.

Yao Wei, Presidente da Huawei no Brasil, comenta que a empresa tem como objetivo e responsabilidade fomentar a inovação nos mercados onde atua. "Essa iniciativa em comum com o FIT já nasce com os primeiros parceiros locais definidos, que vão desenvolver projetos fim a fim nas áreas de medidores inteligentes e iluminação pública inteligente. Temos negociação em andamento com parceiro da área de rastreamento veicular e foco também em alarmes residenciais e agronegócios. No mundo todo contamos com cerca de mil e quatrocentos parceiros de IoT e esperamos que esse número continue crescendo", disse.