Home  >  Negócios

5 apps para agilizar a comunicação e o trabalho em equipe

Conheça opções de destaque para otimizar o dia a dia da sua companhia

Da Redação

01/12/2018 às 16h10

Foto: Shutterstock

Na era digital, com informações disponíveis a todo momento, por meio de diversas fontes e dispositivos, a comunicação tem se tornada cada vez mais essencial.

Para empresas não é diferente. Diante do cenário, diversos aplicativos têm sido lançados para melhorar a comunicação e o trabalho em equipe.

São diversas as situações que tornam necessária a escolha de um serviço do tipo. Empresas com escritórios em diferentes localidades, funcionários que trabalham de maneira remota, costumam viajar ou realizar atividades externas.

Confira uma lista com aplicativos de comunicação que podem ajudar a melhorar o trabalho da sua equipe.

BiPTT

BiPTT é uma plataforma que transforma qualquer smartphone, tablet ou computador, em um rádio Push-to-talk, utilizando redes mobile comuns. Com tecnologia própria, desenvolvida com segurança a nível militar pela empresa, a plataforma traz funcionalidades como: Geolocalização, no qual é possível acompanhar em tempo real os colaboradores, pois o administrador visualiza um mapa com a localização de todos os usuários; Comunicação por canais, a empresa pode criar quantos canais achar necessário, para organizar a comunicação via rádio; Utilização com baixa latência e baixo consumo de banda, com tecnologia própria, garantindo canais de comunicação Push To Talk operando em 3G e 4G, mesmo que as condições estejam com baixa conectividade; Gravação de chamadas, todos os dados são criptografados, o que impede que outras pessoas tenham acesso às informações.

Slack

Muito além da troca de mensagens, o Slack possui recursos que facilitam o dia a dia de seus usuários. Entre eles está a montagem de grupos exclusivos com determinados membros e a integração com outras aplicações. Também é possível conectar à ferramenta outras aplicações, tais como: Google Drive, Pipedrive, Trello e Asana.

Os recursos disponibilizados pelo Slack podem ajudar empresas a centralizar a sua comunicação, evitando o desencontro de informações. A ferramenta é paga, entretanto oferece uma opção de teste gratuita.

Campfire

Esse serviço de mensagens instantâneas foi desenhado especialmente para grupos. Mesmo com funções mais simples, o Campfire se propõe a ser um canal de comunicação exclusivo para organizações. Ele pode ser utilizado entre os colaboradores, equipes em diferentes localidades e até mesmo clientes.

O aplicativo já possui mais de cem mil usuários conectados. Antes de fazer a contratação, é possível testar a ferramenta por 30 dias de maneira gratuita.

Hall

Hall não é só um sistema de chat, o diferencial é ser útil para o gerenciamento de projetos. A interface não demora muito para ser assimilada e o programa oferece diferentes maneiras de interação: chats em grupo, bate-papo privados e videoconferências. Ele também permite que os dados sejam salvos para consulta posterior. Enquanto as versões mais básicas são gratuitas (limite de até 5 usuários, 1GB de memória de armazenamento e vídeo), existem planos mais avançados em que você paga e pode alocar um maior número de usuários, além de contar com mais memória e com a possibilidade de fazer pesquisas por palavras-chave nos arquivos salvos.

Flow

Quase como uma "central" completa, o Flow é uma ótima ferramenta para gerenciar uma equipe. Pelo app, que pode ser acessado pela web ou instalado em um Mac ou aparelho com iOS, é possível compartilhar, delegar e discutir tarefas com qualquer pessoa adicionada, além, claro, de trocar mensagens. O funcionamento do aplicativo é relativamente simples. Uma pessoa cria a "central" e começa a convidar pessoas, como no Google Docs. Tarefas então começam a ser criadas, e podem ser distribuídas entre todos os membros da equipe. Elas ficam marcadas no calendário ("Upcoming") , e é bem fácil monitorar o cumprimento de todas elas – e, se necessário cobrar os responsáveis por cada uma. O serviço pode ser testado gratuitamente por duas semanas.