Home  >  Plataformas

Corretto 8: Amazon cria versão própria de padrão Java

Plataforma beta está disponível para download. Conheça as novidades e saiba como baixar

Paul Krill | InfoWorld (EUA)

30/11/2018 às 15h34

Foto: Shutterstock

Com o Corretto 8 Java, a Amazon Web Services (AWS) está preparando distribuição gratuita própria de padrão Java com suporte no longo prazo, oferecendo aos usuários de Java uma alternativa em potencial ao Java Development Kit (JDK), da Oracle.

A distribuição open source do Corretto para OpenJDK está atualmente em fase beta. Ele é multiplataforma e pode ser implantado na nuvem, on premises e no computador local de um usuário. Licenciado sob a Licença Pública do Gnu Versão 2, o Corretto foi projetado como substituto imediato de todas as distribuições do Java SE (Standard Edition), a menos que os usuários estejam usando recursos não incluídos no OpenJDK.

A Amazon oferece garantias de suporte gratuito e de longo prazo para o Corretto, em contraste com o suporte pago da Oracle para que as empresas usem o Java SE. A Amazon promete atualizações de segurança distribuídas gratuitamente para o Corretto 8 até pelo menos junho de 2023, com atualizações trimestrais.

Além das atualizações de segurança, os patches cobrirão aprimoramentos de desempenho, monitoramento e prevenção para situações de falta de memória. Relatórios e gerenciamento de ameaças também serão cobertos pelos patches.

Recursos

O Corretto 8 atualmente fornece os recursos do OpenJDK Versão 8 de 2014 (não o atual OpenJDK 11), enquanto o JDK da Oracle foi atualizado várias vezes desde então. A futura versão do Corretto 11 vai suportar os recursos do OpenJDK 11 até o segundo semestre de 2019, diz a Amazon. Ele também pretende que o Corretto se torne a variante padrão do OpenJDK no Amazon Linux 2 no próximo ano.

O Corretto 8 beta está disponível para Amazon Linux 2, Microsoft Windows, MacOS e Docker. Uma versão de produção está planejada para o primeiro semestre 2019, com a adição de suporte para o Ubuntu Linux e Red Hat Enterprise Linux.

Baixa a versão beta nesta link.