Home  >  Negócios

Patentes: Motorola Solutions vence segunda ação judicial contra Hytera

Decisão na Alemanha resulta em liminar contra os produtos infratores

Da Redação

29/11/2018 às 18h45

Motorola Solutions vence segunda ação judicial contra Hytera
Foto: Shutterstock

A Motorola Solutions anunciou o resultado dos seus mais recentes processos de violação de patente na Alemanha contra a Hytera Communications Corporation Limited, de Shenzhen, China e Hytera Mobilfunk GmbH. Bad Münder, Alemanha (coletivamente, Hytera).

Esta é a segunda vez este ano que um tribunal alemão decidiu a favor da Motorola Solutions contra a Hytera Mobilfunk GmbH; importante que isto também se aplica à empresa matriz chinesa da Hytera, a Hytera Communications Corporation Limited (SHE: 002583) (Hytera Communications).

Essas ações judiciais de patentes ocorreram no Tribunal Regional de Düsseldorf, na Alemanha, que determinou os rádios de duas vias da Hytera (DMR) de assinantes da empresa que usam o que a Hytera chama de funcionalidade "pseudo-trunking" no TDMA Direct Mode estão infringindo a patente EP 2 342 851 B1 da Motorola de Solutions.

O Tribunal Regional concedeu duas liminares contra a Hytera. A primeira liminar impede a Hytera de oferecer o método patenteado na Alemanha, e a segunda liminar impede a Hytera de oferecer e entregar produtos capazes de executar o método patenteado na Alemanha. Além disso, responsabilizou a Hytera por danos. Embora os julgamentos atuais possam ser contestados pela Hytera, eles são imediatamente aplicáveis após a publicação de uma garantia exigida pela Motorola Solutions, que deve ser concluída em breve.

"O Tribunal Regional ordenou recursos que punem a Hytera por sua conduta ilegal e a violação de nossa propriedade intelectual", disse Mark Hacker, conselheiro geral e diretor administrativo da Motorola Solutions. "Significativamente, a decisão de hoje abrange assinantes adicionais da Hytera DMR além daqueles que foram pegos anteriormente ao infringir nossa tecnologia patenteada de contida em um julgamento anterior."

Hacker acrescentou, "A Motorola Solutions abraça a concorrência legítima. Na verdade, acreditamos que a concorrência justa e robusta impulsiona a inovação e beneficia nossos clientes e nossa indústria como um todo. No entanto, a violação da Hytera cria um campo desigual, o que acaba com a inovação e prejudica os clientes e outros usuários finais. Em nome de nossos clientes, acionistas, funcionários e outras partes interessadas, estamos comprometidos em defender nossas tecnologias proprietárias e investimentos em inovação em todo o mundo".

Esta é a segunda vitória significativa da Motorola Solutions contra a Hytera em menos de uma semana. Em 16 de novembro, a Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC) emitiu um Aviso de Determinação Final confirmando que certos produtos da Hytera Communications infringem quatro patentes dos EUA da Motorola Solutions. A ITC emitiu pedidos de exclusão e cessação de três patentes da Motorola Solutions, proibindo a Hytera Communications de importar produtos para os EUA e vender ou comercializar esses produtos e rejeitou o pedido da Hytera Communications de permitir a importação de produtos ou componentes em violação para os Estados Unidos para reparar ou substituir os que estão no campo. Enquanto aguarda um período de revisão presidencial de 60 dias, as ordens de exclusão e desistência da ITC entrarão em vigor aproximadamente em 15 de janeiro de 2019.

As ações da Motorola Solutions contra violação de patentes, violação de direitos autorais e furto de segredo comercial contra a Hytera ainda estão pendentes no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Norte de Illinois e o Tribunal Federal da Austrália.