Home  >  Plataformas

Networker oferece solução de gestão de pessoas baseada em IBM Watson

Companhia utiliza inteligência artificial e automação de processos para suprir demandas de negócios

Da Redação

28/11/2018 às 11h39

Foto: Shutterstock

A Networker, provedora de soluções para gestão de pessoas, adotou a plataforma Watson, da IBM, para criar uma ferramenta que visa auxiliar equipes de Recursos Humanos.

A companhia nacional oferece soluções voltadas para a gestão de talentos, aumento de produtividade e performance, dentre as quais: Candidate Assistance, Employee Experience, People Analytics, Cognitive Collaboration, Knolwedge Management e Digital Workers.

André Ceciliano, um dos fundadores e diretor de operações da Networker, explica que, por meio de um conjunto de dados, estruturados ou não, um dos usos do Watson auxiliar no diagnóstico dos principais desafios do gestor de pessoas, dentre os quais treinamento, turnover e produtividade.

"Com o uso do Watson, reduzimos a dependência de um cientista de dados ou um especialista em estatísticas, pois a própria plataforma disponibiliza um conjunto de modelos estatísticos que apresentam, de forma automática e em tempo real, uma série de correlações entre os dados analisados. Com isso, nossos consultores elaboram um plano de ações para o cliente. Essa é a nossa oferta de People Analytics", destacou o executivo.

Ele explica também que, mas ofertas Candidate Assistance e Employee Experience, com base na experiência da equipe, foi desenvolvida uma jornada que busca acompanhar toda a vida útil de um colaborador desde antes da entrada dele na empresa até após sua saída. "Em cada uma dessas etapas, buscamos entender qual seria a contribuição do Watson para a obtenção de resultados mais eficazes e eficientes. Alguns exemplos disso são a identificação do “perfil campeão” nos quadros da empresa e monitoramento do mercado em busca de profissionais com essas características", disse.

No momento em que uma vaga surge, o gestor já tem mapeado quem são os melhores candidatos, podendo contratar melhor e mais rapidamente. Outra possibilidade listada pelo executivo é a de acompanhar a evolução do funcionário ao longo da carreira e sugerir ajustes em função de mudanças tanto do lado da empresa quanto do colaborador.

Trabalhadores digitais

A oferta Digital Workers é composta basicamente por assistentes virtuais e automação de processos via robôs de software (RPA – Robotic Process Automation). Trabalhando em conjunto, ou de forma separada, essa oferta tem como objetivo principal, liberar os colaboradores das tarefas repetitivas e operacionais. “No momento em que os gestores percebem que a adoção dessas soluções aumenta a produtividade desses colaboradores em no mínimo 30%, a adoção é quase imediata. Já desenvolvemos diversos assistentes virtuais, que permitem uma conversa em linguagem natural com os funcionários e gestores, da mesma forma em que interagem com outras pessoas", completou.