Home  >  Plataformas

A10 Networks desenha estratégia, soluções e roadmap 5G

Companhia quer ajudar operadoras a preparar redes para novos aplicativos, como Banda Larga Móvel aprimorada (eMBB) e Comunicações de Baixa Latência

Da Redação

26/11/2018 às 12h46

conexão 5G
Foto: Shutterstock

A fornecedora de soluções de cibersegurança A10 Networks apresentou sua sua estratégia, soluções e roteiro para ajudar as operadoras de telefonia móvel a prepararem suas redes para a próxima geração 5G e seus exigentes novos aplicativos, incluindo Banda Larga Móvel aprimorada (eMBB), Comunicações de Baixa Latência Ultra Confiável (URLLC) e Comunicações de Tipo de Máquina Maciça (MMTC).

A empresa está trabalhando na produção e implementações piloto de 5G com operadoras em todo o mundo, além de outras iniciativas para planejar suas futuras iniciativas 5G. A A10 visa atender aos requisitos críticos de 5G para segurança, confiabilidade e desempenho, por meio de soluções que trazem menor latência, alta confiabilidade e menor TCO - todas elas fundamentais para redes 5G e que também trazem grandes benefícios nas redes atuais.

Lee Chen, fundador e CEO da A10 Networks, comenta que a companhia é focada em redes 5G. "Entendemos os desafios que as operadoras estão enfrentando e investimos pesado na solução. Fizemos parcerias com os principais provedores de tecnologia e desenvolvemos um roadmap abrangente para abordar o 5G. Nossas primeiras apostas em soluções 5G estão valendo a pena.Vencemos vários projetos piloto e somos os mais bem posicionados para atender às necessidades do mercado", disse.

O roadmap 5G da A10 está focado em soluções para garantir escalonamento contínuo, baixa latência, agilidade e segurança. Como a adoção do 5G exige cada vez mais desempenho multi-tera no Gi-LAN, a A10 continuará a fornecer a escalabilidade líder do setor em VNFs e PNFs, incluindo implantações ágeis com soluções contêiner para requisitos virtuais de computação de borda de rede móvel. Com os padrões de interoperabilidade muito altos, o 5G requer um espectro completo de ofertas físicas, virtuais e em containers. A10 continuará a evoluir com os padrões que estão surgindo e aqueles relacionados pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP), Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (ETSI) e outros.

A10 fornece uma estratégia para provedores de serviços móveis implementarem com sucesso soluções 5G Non-Standalone (NSA) ou Standalone (SA):

- Compatibilidade de 4G a 5G padrão e proteção do investimento: A A10 suporta arquiteturas de rede 4G e 3G existentes e casos de uso para Gi-LAN e EPC, atendendo aos requisitos das arquiteturas 5G. Essas soluções podem ser implantadas na infraestrutura de hoje e estão preparadas para implementações de 5G. Isso inclui consolidação funcional para visibilidade e controle de aplicações, direcionamento de tráfego inteligente com reconhecimento de assinantes, firewall Gi / SGi com Carrier-Grade NAT (CGNAT), firewall GTP / SCTP, proteção DDoS integrada e muito mais.

- Escala para aumento da demanda de assinantes: as demandas de 5G são inerentemente diferentes de 4G, com tamanhos de pacote menores, mais throughput e maiores contagens de sessão simultâneas observadas. As soluções A10 podem escalar sessões simultâneas para bilhões de níveis e taxa de throughput de vários terabits em um cluster horizontal (scale-out). As implementações 5G podem se beneficiar de opções compactas e eficientes, por exemplo, 220 Gbps em 1RU PNFs (Physical Network Functions) ou 100 Gbps de alto desempenho VNFs (Virtual Network Functions).

- Segurança da infraestrutura central: com os novos requisitos de segurança de plano de usuário e controle acoplados ao aumento da superfície de ataque e escala trazida pelo aumento de dispositivos 5G e IoT, são necessárias abordagens mais avançadas, escaláveis e automatizadas para redes 5G. Para garantir o tempo de atividade, o controle e a segurança do plano do usuário, os componentes incluem firewall GTP, firewall Gi / SGi, controle de políticas de usuário e plano de controle, proteção DNS, proxies de segurança (SEPP) e muito mais. Além disso, a avançada solução 5G DDoS Protection inclui AI e machine learning via DAPR (Dynamic Attack Pattern Recognition), baselining contínua e One-DDoS para inteligência distribuída, para visibilidade total de todos os pacotes versus soluções tradicionais baseadas apenas em amostras.

- SDN/NFV para infraestrutura ágil: as soluções A10 podem ser fornecidas em uma variedade de formatos para atender às demandas dos novos ambientes SDN e NFV, por exemplo, PNFs, VNFs, bare metal e containers. Essas soluções são integradas com as principais arquiteturas de SDN e NFV e interoperam com vários ambientes MANO (gerenciamento e orquestração) para agilizar o rollout da rede e otimizar o desempenho e a agilidade. O A10 também fornece licenciamento e consumo de software flexíveis, por meio do licenciamento de pooling de capacidade com base em assinatura, o FlexPool da A10.

- Orquestração e análise para reduzir o TCO e o tempo de inatividade: O Harmony Controller da A10 fornece inteligência acionável para gerenciar serviços de assinantes, atender às exigências e conformidade da Law Enforcement Agency (LEA) e fornecer análises por assinante. O Harmony Controller fornece visibilidade, gerenciamento, orquestração e automação.

- Parceiros de ecossistema para uma solução mais ampla: os produtos da A10 se integram a várias soluções e fornecedores de terceiros. Variando de ferramentas DevOps, como a Ansible, até provedores de soluções 5G como Ericsson, NEC, Tech Mahindra e Lenovo, gerando um ecossistema abrangente.