Home  >  Plataformas

Tinder do Direito: plataforma conecta advogados e clientes

Roundlaw usa busca dos usuários para aproximar os cincos advogados mais renomados e os cinco mais inovadores de cada especialidade

Da Redação

23/11/2018 às 9h01

Foto: Shutterstock

Encontrar o advogado ideal para determinada especialidade nem sempre é tarefa fácil. Para facilitar a conexão entre advogados e clientes, a lawtech (startup do setor de direito) Roundlaw criou um site que funciona como uma espécie de “Tinder do Direito”.

A plataforma conecta os cinco advogados mais inovadores e os cinco mais renomados de diversas especialidades aos seus potenciais clientes.

A plataforma surge para resolver um problema crônico: a escolha do advogado ideal entre mais de 1 milhão de profissionais ativos no país, o que dá um advogado para cada 209 brasileiros, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O número é superior, por exemplo, a mercados mais desenvolvidos, como EUA e Reino Unido, que possuem respectivamente proporção de um profissional a cada 246 e 354 pessoas.

Gabriel Oliveira, diretor de operações da Roundlaw no Brasil, disse que, ao seleciona os cinco melhores dentro de cada área, o app consegue separar o joio do trigo. "Ou seja, resolvemos a dificuldade das empresas e pessoas físicas na busca por advogados realmente qualificados em suas especialidades, além de retirar a necessidade das indicações pontuais de amigos, colegas de trabalho e familiares, que muitas vezes são inapropriadas para a situação exigida no momento", disse.

O executivo comenta também que a plataforma também tem o papel de estimular o contato dos clientes com advogados que estão na vanguarda do Direito: aqueles profissionais adeptos de tecnologia e inovações nos processos e, principalmente, com capacidade para desenvolver uma relação de comunicação e atendimento mais alinhada com as necessidades de cada usuário. Esses profissionais são batizados de Roundlawyers, pois apresentam uma forma disruptiva de encarar a advocacia.

linguagem de programação C

Para escolher entre esse tipo de perfil, o cliente deve selecionar a opção o ‘Roundlaw Selection’ na plataforma.

Além dos profissionais antenados às novidades do Direito, a Roundlaw dispõe da opção ‘Market Recognition’. Nela, são selecionados os cinco advogados de cada especialidade com reconhecida reputação por todo mercado, isto é, os mais consagrados de cada cidade.

Lançamento

Concebida pela empreendedora russa Elizaveta Uvarova, a ideia foi desenvolvida a partir da sua dificuldade em encontrar advogados qualificados para uma consultoria jurídica altamente confiável, quando pretendia trazer um dos seus empreendimentos ao Brasil.

Lançada em caráter de projeto piloto em julho, a Roundlaw gerou movimentação acima de R$ 10 milhões aos advogados cadastrados na plataforma até meados de outubro. Diante desse resultado, a empreendedora decidiu oficializar a operação no País e iniciou o processo para montagem da equipe local, que está sob a liderança do advogado e consultor Gabriel Oliveira.