Home  >  Negócios

Dashboard: passo a passo para eficiência e organização no uso de dados

Dados possibilitam uma análise mais aprofundada do negócio e seus consumidores

Da Redação

21/11/2018 às 15h01

Foto: Shutterstock

Independentemente do segmento, toda empresa precisa ter um recurso eficaz de armazenamento, gestão e análise de dados. Afinal, tais informações são capazes de orientar o desenvolvimento de estratégias diferenciadas para alavancar o negócio e aumentar a produtividade.

Os dados possibilitam uma análise mais aprofundada do negócio e seus consumidores, sendo extremamente úteis para a otimização dos sistemas, além de contribuírem com o processo de gestão. Essas informações também podem ser utilizadas para otimizar campanhas de vendas e as estratégias de suporte.

Uma das ferramentas recomendadas por especialistas são os dashboards. A A² BI, empresa de gestão e análise de dados, preparou um passo a passo de como aproveitar de forma eficiente os dashboards.

1. Conceito

São gerados muitos dados a todo instante e já é de conhecimento das empresas que esses dados transformados em informação auxiliam na tomada de decisões assertivas.

O dashboard vem para facilitar essas decisões, sendo um painel de rápido acesso, e seu principal objetivo é a visualização do objeto analisado em um determinado momento. Pode ser atualizado automaticamente na periodicidade disponibilizada pela fonte de dado, podendo inclusive, ser minuto a minuto caso a fonte permita. Por sua característica de automatizar o processo de coleta e apresentação de dados, tem como uma vantagem expressiva a diminuição de tempo necessário para visualizar as informações e pode evitar erros humanos e até manipulações fraudulentas.

Sendo um otimizador de processo, com atualizações que podem ocorrer em tempo real, ele processa informações em “aspectos” determinados, o que facilita a tomada de decisão rapidamente.

Só beleza não é o principal diferencial do dashboard, mas é necessário que seja visualmente agradável, com gráficos e cores que tenham relação com o que deseja ser avaliado. Seu principal objetivo é a comunicação e para isso é necessário que os dados apresentados sejam de qualidade e relevantes, tendo um design simples e com facilidade de acesso e compreensão.

2. Principais benefícios do dashboard

Os dashboards auxiliam na visualização dos dados de forma mais organizada. Com isso há ganho de tempo, o que para muitas empresas significa dinheiro e agilidade nas tomadas de decisões. Ter um dashboard para que os colaboradores tenham acesso, auxilia na inclusão de diferentes setores de uma empresa, informando e sinalizando todos para o mesmo objetivo. Com isso, problemas e prejuízos tendem a diminuir.

3. Passo a passo para criação de um dashboard

É necessário definir alguns aspectos antes, durante e depois da criação do dashboard, confira o passo a passo:

Antes:

  • Determinar se o dashboard será operacional, tático ou estratégico;
  • Definir a origem dos dados coletados;
  • Escolher os indicadores relevantes, sem excesso de informações;
  • Definir a granularidade do dado (ex: dia, hora, mês)
  • Definir os filtros que poderão ser aplicados;
  • Definir o permissionamento (quem poderá ter acesso a quais informações).

 

Durante:

  • Escolher de ferramenta de acordo com o mapeamento dos dados;
  • Garantir que os dados estejam sendo extraídos da forma que foi planejada;
  • Conferir se a metodologia está correta e a usabilidade de acordo;
  • Estruturar a programação técnica;
  • Escolher os gráficos adequado, poucas cores e efeitos com harmonia visual;

Depois:

  • Criar a cultura de uso para os demais colaboradores;
  • Liberar os acessos de acordo com as permissões;
  • Analisar os dados extraídos;
  • Fomentar discussões e obter conclusões;
  • Usar o dashboard.

4. Algumas ferramentas para construção de um dashboard

Google Data Studio

Klipfolio

Power BI

Tableau

O Dashboard é um painel de bordo com as principais informações financeiras, comerciais, recursos humanos, logísticas e dos processos de manutenção da sua empresa. Ou seja: é uma consolidação dos dados mais relevantes para o seu negócio. As informações mais importantes da sua organização devem estar sempre disponíveis de forma rápida e prática. Com uma boa ferramenta de Business Intelligence, é possível visualizar claramente as demandas problemáticas para o seu negócio.