Home  >  Plataformas

Sr.ht: conheça o serviço alternativo ao GitHub e GitLab

Projeto de hospedagem de código baseado em Git, Sr.ht tem como objetivo misturar o melhor de GitHub, GitLab e Bitbucket

Serdar Yegulalp | InfoWorld (EUA)

19/11/2018 às 12h05

Foto: Shutterstock

Um novo serviço de software para hospedagem e gerenciamento de projetos de código aberto, o Sr.ht pretende ser uma alternativa totalmente aberta a serviços existentes, como GitHub, GitLab e Bitbucket, recriando muitos de recursos.

Criado pelo engenheiro de software Drew DeVault e escrito em uma mistura de Python e Go, o Sr.ht agora está disponível para testes públicos para desenvolvedores. Os usuários podem criar uma conta com a versão hospedada fornecida pelo DeVault ou configurar exatamente o mesmo código na nuvem ou em hardware on-premise.

Em um post anunciando o acesso público à versão alpha do projeto, DeVault descreveu como o Sr.ht pretende se destacar: “Diferentemente do GitHub, que é quase inteiramente fechado, e do GitLab, que é principalmente open source mas com uma oferta premium proprietária, o Sr.ht é completamente open source, com uma licença copyleft.”

Projetos hospedados com o Sr.ht obtêm seus próprios repositórios Git, wikis, acompanhamento de bugs, integração contínua e serviços de construção, listas de discussão e gerenciamento de credenciais.

A interface do Sr.ht é deliberadamente mínima, com pouco ou nenhum JavaScript, para acelerar o tempo de carregamento e melhorar a compatibilidade com os dispositivos. A ferramenta também opta por usar os padrões existentes em vez de reinventar a roda. Os commits do Git, por exemplo, são gerenciados via email. O Sr.ht também gerencia as listas de discussão usadas para discussão em torno de um projeto hospedado.

O maior obstáculo potencial para o Sr.ht é a falta de integração de pessoas já investidas em outro serviço de hospedagem de código. No momento, não há maneira automatizada de migrar projetos hospedados em outro lugar.

DeVault pretende implementar algum tipo de funcionalidade de migração automatizada antes de anunciar uma versão beta, e está preparando tutoriais passo-a-passo para fluxos de trabalho comuns.

Tags