Home  >  Carreira

Deixe o trabalho ‘trabalhar’ a favor de seus funcionários

Profissionais felizes são iguais a clientes satisfeitos

Tim Minahan*

19/11/2018 às 10h21

Foto: Shutterstock

Quando falamos de atividades de trabalho hoje, vejo que isso não está funcionando pelos seus funcionários. Eles gastam muito tempo pesquisando informações e clicam em várias páginas em aplicações para realizarem tarefas. Eles ficam irritados e frustrados. E o resultado é o impacto negativo na produtividade.

Como isso é possível? Você colocou ferramentas para automatizar e simplificar funções; implementou tecnologias que possibilitam o trabalho e a colaboração de qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer dispositivo – e mesmo assim tudo isso não é suficiente? Não mais. Os profissionais de hoje desejam o trabalho tão simples quanto a sua vida pessoal. Eles podem pedir um carro, uma pizza ou um café com um clique do smartphone. E daí fica a pergunta: por que demora tanto para concluir um relatório de despesas? Ou aprovar um pedido de folga?

Não seria ótimo se você pudesse torná-los fáceis novamente e fazer o trabalho funcionar da maneira que seus funcionários desejam? E se você pudesse orientar os profissionais ao longo do dia fornecendo, de forma inteligente, as informações e as tarefas personalizadas de que precisam. Eles poderiam fazer as coisas no celular, no tablet ou no PC, sem a necessidade de vasculhar longamente a caixa de entrada, pesquisar na agenda ou dar seis cliques em uma aplicação corporativa para executar uma tarefa simples.

Bem, graças a uma nova geração de tecnologias, você agora pode tornar as atividades do dia a dia bem mais simples e eficazes. Eles são chamados de espaços de trabalho digitais inteligentes. Além de simplesmente organizar o trabalho, você pode usá-los para automatizar e otimizar as tarefas corporativas, mantendo seus funcionários felizes e produtivos. Com esses espaços inteligentes, você pode reunir todas as aplicações SaaS, Web e aplicativos móveis que seus profissionais preferem usar, em uma experiência unificada.

Com machine learning e fluxos de trabalho simplificados, é possível organizar o trabalho e promover automação de tarefas que permitem que seus funcionários sejam mais eficientes e produtivos. Ainda, é possível guiá-los por meio das rotinas, usando, por exemplo, micro aplicativos a fim de executar tarefas personalizadas e relevantes de sistemas existentes e entregá-las automaticamente à qualquer dispositivo, intranet ou ferramenta de colaboração. Isso, em conjunto com ações contextuais que eles podem realizar para concluir o trabalho mais rapidamente e tomar decisões mais assertivas.

Nesse sentido, em vez de abrir um e-mail com uma solicitação para aprovar um pedido de compra - acessando o aplicativo usado para gerenciar as compras e trabalhando em dez telas para assiná-las - os funcionários podem abrir a tarefa a partir de seu feed pessoal em qualquer dispositivo e com dois cliques consegue concluir a tarefa. Com espaços de trabalho digitais inteligentes, tona-se possível reduzir a complexidade de todas aplicações.

O capital humano é a força vital do seu negócio. Os funcionários impulsionam a inovação. Eles criam seus produtos e entregam seus serviços. E o mais importante, eles são a linha de frente com seus clientes. Profissionais felizes são iguais a clientes satisfeitos.

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a vantagem recairá nas empresas que recrutam, desenvolvem e engajam melhor seus funcionários.

*Tim Minahan é Vice-Presidente Executivo de Estratégia de Negócios e Diretor de Marketing da Citrix