Home  >  Negócios

Metade dos consumidores confia em comentários on-line sobre empresas

96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços de PMEs, aponta pesquisa do Google

Da Redação

18/11/2018 às 15h36

Foto: Shutterstock

Pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers aponta que os consumidores brasileiros recorrem à web para saber mais sobre pequenas e médias empresas (PMEs): 1 em cada 2 pessoas confiam nos comentários on-line tanto quanto recebidos pessoalmente

A pesquisa - realizada pela Provokers entre 12 e 16 de junho de 2018 com 1.025 homens e mulheres de 18 a 64 anos de todo o Brasil - tem como objetivo de entender como as PMEs podem usar a web e ferramentas do Google para ganhar novos clientes e impulsionar suas vendas.

O levantamento mostra também que 77% dos consumidores leem comentários para decidir entre dois ou mais negócios, enquanto 58% confiam nas avaliações on-line tanto quanto as recebidas pessoalmente,

Confira outros resultados do estudo:

  • 4 a 5 aspectos são considerados, em média, na escolha entre empresas:

o 77% comentários de usuários, respostas de perguntas;

o 75% descontos promoções ou novidades;

o 69% como chegar lá (mapa ou endereço);

o 64% do horário de funcionamento;

o 59% fotos do lugar;

o 52% métodos de pagamento;

o 41% se o site está disponível;

o 41% informações de contato;

 

  • 8 em 10 preferem usar o Google para buscar informações sobre empresas;
  • 6 em 10 disseram que viram no Google as empresas que descobriram no ano passado;
  • 68% descobriu uma nova loja pesquisando sua categoria no Google;
  • 65% usaram o Google no ano passado para comparar empresas antes de decidir qual delas entrar em contato primeiro.

Tags