Home  >  Plataformas

Microsoft lança kit para desenvolvimento de blockchain

Foco é que empresas criem casos de uso específicos, além de ajudar na integração da tecnologia com dados existentes e sistemas legados

Lucas Mearian | Computerworld EUA

16/11/2018 às 13h01

Foto: Shutterstock

A Microsoft lançou na última quinta-feira (15/11) um kit de desenvolvimento blockchain em sua plataforma de nuvem Azure, projetada para permitir a integração contínua de blockchain com ofertas de SaaS da Microsoft e de terceiros.

"Este kit estende os recursos dos nossos modelos de desenvolvimento blockchain e do Azure Blockchain Workbench, que incorpora serviços do Azure para gerenciamento de chaves, identidade e dados off-chain, monitoramento e APIs de mensagens em uma arquitetura de referência que pode ser usada para construir rapidamente", disse Marc Mercuri, gerente do programa da equipe de engenharia de blockchain da Microsoft, disseram em um post no blog da empresa - https://azure.microsoft.com/en-us/blog/introducing-the-azure-blockchain-development-kit/

A Microsoft disse que o SDK permitirá que as empresas obtenham registros distribuídos e funcionem rapidamente e criem aplicativos em dias, em vez do que tradicionalmente leva meses.

Os usuários poderão integrar fluxos de trabalho de blockchain com sistemas e aplicativos existentes, aproveitando o Microsoft Flow e Logic Apps, e estender os recursos com uma API baseada em REST para desenvolvimento de clientes e uma API baseada em mensagens para integração de sistema a sistema.

A Microsoft apontou para os aplicativos anteriores baseados em blockchain que ajudou a construir para criar um livro eletrônico transparente para o financiamento da cadeia de suprimentos na Nigéria ou garantir o rastreamento do suprimento de alimentos no Reino Unido.

"À medida que os padrões surgiram nos casos de uso, nossas equipes identificaram novas formas de a Microsoft ajudar os desenvolvedores a ir mais longe, mais rápido", disse Mercuri.

2019 tendências

O SDK blockchain inicial se concentrará em três recursos: criar interfaces de conexão para coisas como clientes móveis, IoT, SMS e sistemas de voz; integração de dados, software e mídia que vivem "off chain", como documentos do Office, arquivos de vídeo e CAD; e implantar contratos inteligentes e redes de negócios blockchain.

No início deste ano, a Microsoft anunciou que planejava pilotar uma plataforma de ID digital baseada em blockchain que permitiria aos usuários controlar o acesso a informações on-line confidenciais por meio de um hub de dados criptografados.

A plataforma de gerenciamento de identidade digital descentralizada permitiria que os usuários possuíssem e protegessem o acesso à sua persona on-line.

No ano passado, a Microsoft informou que vem explorando como usar o blockchain e outras tecnologias de ledger distribuído para criar novos tipos de identidades digitais para melhorar a privacidade pessoal, segurança e controle.

Soluções de blockchain de ponta a ponta requerem integração com dados, software e mídia que vivem fora da cadeia ”, disse Mercuri. “Atualizações e eventos externos podem acionar ações em contratos inteligentes. Eventos inteligentes de contrato e mudanças de estado podem, então, acionar ações e atualizações de dados para sistemas e dados "off-chain". Esses sistemas externos e AI também precisarão da capacidade de consultar dados atestáveis ​​de contratos inteligentes para informar a ação."

Concorrentes

Grandes rivais da Microsoft, como Amazon, Google e IBM, já lançaram SDKs para blockchain de negócios autorizados. E o colaborador blockchain de fonte aberta da Linux Foundation, Hyperledger, também lançou SDKs, ou estruturas modulares para construir, implementar e executar blockchains de negócios.

"O Azure Blockchain Development Kit é o próximo passo em nossa jornada para tornar o desenvolvimento de aplicações blockchain de ponta a ponta acessíveis, rápidas e acessíveis para qualquer pessoa com uma ideia", completou Mercuri.