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Google Meu Negócio está mais intuitivo e estratégico para era digital

Agora no Brasil, nova versão integra funcionalidades para conectar empresas, clientes e fortalecer presença de variados negócios na web

Solange Calvo

14/11/2018 às 15h05

Smartphone
Foto: Shutterstock

Pesquisa da Provokers mostra que 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços de pequenas e médias empresas (PMEs) antes de efetivar a compra. Estar nessa vitrine, portanto, é fundamental para os negócios. Em 2016, o app Google Meu Negócio facilitou a entrada de PMEs nessa jornada digital, registrando no último ano crescimento de 32% no seu uso por empresários brasileiros.

Na esteira da evolução, o Google Meu Negócio acaba de ganhar nova versão, mais intuitiva e em linha com as estratégias exigidas pela Economia Digital. Ele integra novas funcionalidades para ajudar as empresas a se conectarem com os clientes e a manter sua presença na web atualizada.

Além de ser inteiramente gratuito, e adquirido em lojas de aplicativos para sistemas Android e iOs, o app oferece desde o seu lançamento um template de website – ‘mão na roda’ para quem está iniciando o negócio e não tem presença na web ou deseja ampliá-la. É possível realizar pequenas customizações, como alteração de cores, que traz personalização.

Mas o que a nova versão traz de novidade?

Quem responde é Eloísa Campos, gerente de Marketing do Google Meu Negócio no Brasil. Segundo ela, são quatro os destaques da nova versão. A começar pela Página Inicial, que ajuda o usuário do aplicativo a entender como as pessoas encontram o perfil da sua empresa e traz informações importantes como número de visualizações, pesquisas e ações geradas pela empresa.

Outro avanço fé Clientes, que traz funcionalidades que permite acesso aos comentários. Essa facilidade, ressalta Eloísa, é altamente estratégica porque hoje é fundamental responder os comentários positivos e, em especial, os negativos.

“Isso demonstra a preocupação da empresa com a atenção aos clientes. Responder os positivos é tarefa fácil, mas os negativos são muito importantes, pois colabora para a construção da confiança do cliente, que percebe a atitude correta da empresa, contribuindo para a fidelização”, diz.

O estudo da Provokers, encomendado pelo Google, revela que os consumidores recorrem à web para saber mais sobre as empresas: um em cada dois confiam nos comentários on-line tanto quanto recebidos pessoalmente. Além disso, 77% lê comentários para decidir entre dois ou mais negócios. “Os comentários são muito lidos pelos usuários e servem de apoio para tomadas de decisão de compra”, relata.

Ainda em Clientes, a funcionalidade Mensagem permite facilidade na busca pelo celular, possibilitando a interação com o dono da empresa. Uma forma de aproximação entre consumidor e marca, bastante valorizada na era digital. “O dono do negócio recebe notificações e responde o cliente em tempo real. ”

O Perfil e mais uma novidade, onde é possível incluir ou alterar todas as informações sobre o negócio, endereço físico, canais para contato. “É muito importante proporcionar facilidade para criar uma conta e atualizar todos os dados referentes às empresas. O cliente não pode ser frustrado com informações defasadas, sob pena de abandonar a marca”, alerta Eloísa.

Outra facilidade implementada é um ponto que concentra todas as funcionalidades do aplicativo, o Mais. Nele, é possível alterar configurações e gerenciá-las. “O Google Meu Negócio vai continuar evoluindo. Ele pode transformar o negócio, porque é uma forma de incluir pequenas e médias empresas no universo digital, de maneira rápida e muito simples. Hoje é fundamental estar presente na web e ser encontrado com facilidade pelos consumidores que também estão cada vez mais digitais”, finaliza a gerente de Marketing do Google Meu Negócio no Brasil.