Home  >  Negócios

SAP compra startup Qualtrics por US$ 8 bi e dá novo passo em CRM

Entenda o que a aquisição representa para a multinacional alemã

Scott Carey | Computerworld UK, com Redação Computerworld Brasil

13/11/2018 às 11h44

sap c4 hana
Foto: Shutterstock

A gigante de software empresariais SAP está investindo US$ 8 bilhões para compra da Qualtrics, empresa com sede em Utah (EUA), no momento em que a startup estava se preparando para uma IPO.

A compra um tanto surpresa, toda em dinheiro, vem logo depois que a Qualtrics, empresa de monitoramento de sentimentos, definiu sua faixa de preço do IPO em US$ 18-21. A empresa declarou em seu IPO que a receita no primeiro semestre de 2018 saltou 42%, para US$ 184 milhões, ultrapassando em muito o rival SurveyMonkey, que também foi divulgado este ano. Mais recentemente, o concorrente avaliado em US$ 2,5 bilhões após uma rodada de financiamento em 2017.

A Qualtrics foi construída por Ryan Smith depois que ele abandonou a faculdade para passar um tempo com seu pai seriamente doente, um acadêmico da Universidade Brigham Young. Inicialmente, visava instituições acadêmicas a simplificar a pesquisa, mas desde então cresceu no que chama de plataforma de gerenciamento de experiência (XM) para ser uma ferramenta eficaz para empresas como Adidas e BMW coletarem feedback rico de clientes, produtos, funcionários e marcas em um software.

Em um post publicado ontem, Robert Enslin, presidente do Cloud Business Group na SAP, escreveu: "Diferentemente dos mecanismos típicos de feedback e pesquisa, a plataforma XM da Qualtrics fornece uma agregação em tempo real de feedback de qualquer método de engajamento - feedback direto da pesquisa com clientes , social, web, no aplicativo, e-mail e muito mais."

"Este é um momento muito transformador. Com essa união, estamos prontos para combinar mais de 1 bilhão de registros de dados de experiência, juntamente com dados operacionais de 77% das transações mundiais tocadas por um sistema SAP. Os dois conjuntos de dados mais ricos da economia - dados de experiência (dados X) da Qualtrics que informam por que e dados operacionais (dados O) da SAP informam o que está acontecendo - pintam um quadro completo que alimenta empresas inteligentes para que elas possam oferecer experiências superiores: um ciclo virtuoso."

Falando no palco durante a conferência britânica e irlandesa SAP UK (UKISUG) em Birmingham, que a Computerworld UK está participando, Adaire Fox-Martin, membro do conselho executivo da SAP, disse que a aquisição ajuda a criar uma oportunidade única e poderosa para nossos clientes os dados operacionais do SAP com dados de experiência da Qualtrics."

segurança

Combinando os dados operacionais do Enterprise Resource Planning (ERP), CRM e Human Capital Management (SAP) com dados de experiência da Qualtrics, acredita que a SAP pode oferecer "um sistema operacional e de gestão muito original desde a primeira interação com o cliente até a entrega e pós-venda serviço."

Isso também contribui para a recente tendência da SAP em relação às plataformas SaaS, tanto por meio de aquisições de fornecedores de linha de negócios como a SuccessFactors (HR), Concur (viagens e despesas) e Hybris (comércio eletrônico), quanto pela reformulação de sua própria linha de aplicativos comerciais. para ser consumido como um serviço.

A Qualtrics faz parte de um pequeno grupo de empresas com valor de unicórnio fora do estado de Utah, seguindo as etapas de treinamento da especialista Pluralsight e do fornecedor de análises Domo, que recentemente foram ao público, bem como Insidesales.com, que está prestes a fazer um IPO em breve.

Após o fechamento da transação, Smith continuará a liderar a Qualtrics de sua sede dupla em Provo, Utah e Seattle, mas como parte do Cloud Business Group da SAP.

Como parte do anúncio, Smith disse: “Nossa missão é ajudar as organizações a entregar as experiências que transformam seus clientes em fanáticos, funcionários em embaixadores, produtos em obsessões e marcas em religiões. Apoiada por uma equipe global de mais de 95.000, a SAP nos ajudará a escalar mais rapidamente e a cumprir nossa missão em um estágio mais amplo."

Foco em CRM

A gigante do software alemã está procurando bater de frente com a Salesforce no lucrativo mercado de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), como mostrou o lançamento do C/4 HANA no início deste ano.

Com a Qualtrics, a SAP está obtendo o outro lado da moeda: os dados qualitativos do cliente para acompanhar os dados operacionais que historicamente tiveram para as empresas.