Home  >  Plataformas

Intel acelera modem, mas isso não deve antecipar chegada do iPhone 5G

Integração e o teste de novos hardwares de modem levam meses, por isso a previsão de iPhone com 5G deve ser 2020

Jason Cross | Macworld (EUA)

13/11/2018 às 14h28

Foto: Divulgação/Intel

A Intel acaba de anunciar que acelerou o lançamento de seu modem 5G, o XMM 8160, por impressionantes seis meses. Este modem multimodo - suporta 2G, 3G, 4G e 5G - é capaz de velocidades de até seis gigabits por segundo e suporta a maioria das novas tecnologias interessantes esperadas na primeira onda de produtos móveis 5G. Isso significa suporte a ondas milimétricas, modos stand-alone e não-autônomo e conexões simultâneas a redes 4G e 5G.

Este é o modem que a maioria dos analistas de tecnologia espera que apareça no primeiro iPhone com 5G. A Apple passou a usar os modems da Intel exclusivamente nos iPhones deste ano - o iPhone XS e o XR usam o modem Intel XMM 7560 - e espera-se que a empresa continue com a Intel em 2019 e 2020. E agora, o modem 5G da Intel será disponibilizado mais cedo. Mas isso não significa que haverá um iPhone 5G em 2019.

Há uma série de relatórios circulando sobre como essa aceleração do lançamento significa que poderemos ver um iPhone com capacidade para 5G em 2019. Isso é altamente improvável. Essa aceleração específica da disponibilidade do 5G afetará alguns outros telefones, mas provavelmente não os da Apple.

Todas as informações que você precisa saber estão bem no comunicado de imprensa da Intel: "Quando posso obtê-lo: O modem Intel XMM 8160 5G deve ser lançado no segundo semestre de 2019. Espera-se que os dispositivos comerciais que usam o modem Intel XMM 8160 5G, incluindo telefones, PCs e gateways de acesso de banda larga estejam disponíveis no primeiro semestre de 2020."

Se os fabricantes (como a Apple) só conseguirem o modem no segundo semestre de 2019 (após o lançamento acelerado da Intel), definitivamente não será lançado em um iPhone em setembro do mesmo ano.

5g_chip.jpg

Testes

A integração e o teste de novos hardwares de modem levam meses, e quando se trata de uma nova tecnologia de celular de última geração (especialmente a tecnologia que é tão complicada quanto a 5G), esse cronograma simplesmente explode. Ao longo de 2019, o 5G vai aparecer principalmente em dispositivos de maior potência, como a banda larga residencial fixa ou talvez alguns telefones Android grandes e pesados ​​com baterias enormes.

O tipo de uso de baixa potência, integração e confiabilidade necessárias para o iPhone (e para a maioria dos telefones Android de primeira linha) simplesmente não estará pronto em 2019. Pelo menos, não com o modem XMM 8160 da Intel.

Aumentar a disponibilidade em meio ano parece interessante, mas, como os iPhones são lançados no período de setembro/outubro, isso não causa muito impacto neles. O antigo cronograma da Intel relatou disponibilidade comercial no primeiro semestre de 2020, com produtos nas prateleiras no segundo semestre de 2020. Isso é apenas a tempo para o lançamento do iPhone em 2020, se fizermos a suposição razoável de que a Apple está fazendo muito trabalho à frente tempo com a Intel e outros parceiros no teste de tecnologia 5G.

Passar seis meses não muda nada, a menos que a Apple mude todo o seu cronograma de lançamento de hardware e retire um novo iPhone na primavera (no hemisfério norte) de 2020. A Intel teria que acelerar o lançamento do XMM 7560 por um ano inteiro para entrar o iPhone 2019.

Então respire fundo, fãs do iPhone. Eu sei que a perspectiva de um iPhone com 5G é atraente, mas é quase certo que ainda não chegará até o outono de 2020. A Apple quase nunca é a primeira a adotar a tecnologia celular de última geração e, enquanto nos preparamos para lançar os calendários até 2019, 5G ainda está muito em fase de testes.