Home  >  Plataformas

Hospital de SC adota software de BI para auditoria em gastos

weKnow BI ajuda a identificar gargalos de custos, otimizar processos e melhorar gestão no Hospital Santa Catarina, em Blumenau

Da Redação

12/11/2018 às 17h48

hospital_tecnologia
Foto: Shutterstock

O Hospital Santa Catarina, em Blumenau (SC), adotou o weKnow BI, ferramenta de business intelligence voltada à área da saúde, para realizar a auditoria de gastos.

A instituição conta com uma equipe de 400 médicos e uma média de 650 cirurgias e 3,5 mil atendimentos por mês, que geram um grande volume de informações por dia. Até cerca de dois anos atrás, lidar com essa multiplicidade de dados de tantas fontes diferentes era um desafio. Desde 2017, no entanto, tornou-se uma oportunidade de crescimento, quando a instituição adotou a solução de BI.

Integrado ao ERP utilizado no hospital, o software consolida os dados gerados pela instituição e os apresenta de forma organizada e de fácil compreensão. Além disso, é possível programar alertas para que determinadas tarefas sejam cumpridas de forma automática, como auditorias de gastos em setores específicos.

Volnei Willemann, supervisor de controladoria do HSC, comenta que, logo que começou a trabalhar com o weKnow BI, o hispital criou um processo para identificar automaticamente todos os itens com divergências no faturamento em relação ao custo, gerando resultados negativos, em virtude de erros ou problemas internos. "Em seis meses, isso nos permitiu recuperar em torno de R$ 35 mil de planos e operadoras de saúde", disse.

Antes as informações eram apuradas em planilhas ou relatórios separados e era preciso agrupá-los manualmente para fins de análise ou comparação. Agora, conta Willemann, o usuário define as informações que necessita e elas são geradas de forma padronizada, em qualquer momento.

Benefícios

Segundo o executivo, entre os benefícios obtidos com acesso ao business intelligence estão: mais rapidez e segurança na análise de informações referentes ao desempenho do Hospital, assim como uma eficiente fonte de insumos para o planejamento futuro. Da mesma forma, a auditoria de prontuários dos atendimentos, que antes era feita por amostragem, passou a ser integral, o que reduziu erros e permitiu à instituição melhorar seu desempenho junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A ferramenta

O weKnow BI pode ser conectado a qualquer tipo de ERP e já é utilizada por cerca de 100 hospitais, clínicas e operadoras de saúde de todas as regiões do Brasil, além de negócios de outros setores, como concessionárias de automóveis e universidades. A meta da empresa é expandir o número de clientes em 50% até o final de 2019.