Home  >  Inovação

USP inaugura centro de ciência de dados em parceria com o Itaú

Empresa também anuncia apoio para bolsas de estudo para mestrandos e doutorandos

Da Redação

10/11/2018 às 15h09

Foto: Divulgação

O Itaú Unibanco é apoiador do Centro de Ciências de Dados da Universidade de São Paulo (USP), novo espaço disponível para os alunos e profissionais ligados à instituição de ensino, lançado na última quarta-feira (7/11).

O espaço, denominado c²d, foi construído por meio de investimentos do banco e contará com diversas linhas de pesquisas científicas, entre elas: machine learning, inteligência artificial, big data, cloud computing, computação de alto desempenho, visualização de dados, persistência de dados, modelos de metadados, controle de proveniência e qualidade de dados, blockchain, segurança, privacidade e confiabilidade de dados, e internet das coisas (IoT).

Como parte do apoio, o Itaú também patrocinará bolsas de mestrado e doutorado para cursos da USP voltados a engenharia de dados. A proposta é que elas sejam concedidas aos candidatos interessados por meio de um processo de qualificação próprio da universidade.

A ação está alinhada com a recente parceria acadêmica do Itaú Unibanco como membro fundador doFinTech@CSAIL, iniciativa de tecnologia financeira do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Estevão Lazanha, diretor do Itaú Unibanco, disse que o banco busca fomentar o segmento de inovação ao identificar novas maneiras de consumo, pesquisa e negócios, contando com a contribuição da academia para avançarmos continuamente na análise de dados. “Além de auxiliar o campo científico por meio da geração de valor, buscaremos contribuir para formar novos talentos na área de analytics”, destacou.

Tags