Home  >  Carreira

Brasil ganha plataforma para formação de hackers

Hackaflag Academy oferece conteúdos em modelo EAD com aulas 100% virtuais

Da Redação

09/11/2018 às 13h31

hacker
Foto: Shutterstock

O Brasil agora conta com uma plataforma capaz de oferecer de forma remota e gratuita, treinamentos desde os níveis iniciantes até os avançados e atualizações, oportunidade de competição nos modelos CTF (Capture the Flag) e uma área para empresas cadastrarem o interesse em recrutar hackers para encontrar falhas em seus sistemas mediante pagamento de recompensa. O conceito é baseado no modelo conhecido como Bug Bounty, batizado de Hackaflag Academy.

O Hackaflag Academy  oferece os conteúdos em modelo EAD (Educação a Distância) com aulas 100% virtuais. O objetivo é que os usuários criem seus perfis e comecem as aulas para iniciantes e depois treinem nas simulações de competição, mas também que os que já competem possam se atualizar e aproveitar o seu histórico de pontos e especialidades na plataforma e terem acesso aos projetos de bug bounty com remuneração pelo seus talentos.

Inicialmente, os cadastrados terão acesso ao curso gratuito sobre testes de Pentest. Mas, a partir das próximas semanas, estarão disponíveis 34 aulas para os iniciantes e, conforme o aluno progride, são liberados mais 60 vídeo aulas com temas variados. Os participantes também terão 32 laboratórios virtuais para praticar e discutir sobre o assunto com outros alunos e professores no fórum de cada curso ou aula.

Hackaflag

O modelo originou-se da plataforma de treinamento para o Campeonato Brasileiro de Invasão de Sistemas, o Hackaflag, que terá sua final 2018 realizada no próximo dia 10 de novembro, durante o Roadsec, festival Hacker da América Latina. Na plataforma é possível simular conhecimentos de segurança da informação, estimulando o desenvolvimento dos participantes em formato competitivo na prática em ambientes reais controlados, podendo ser jogado individualmente ou em times multidisciplinares, de acordo com as necessidades de treinamento da equipe. Empresas optam por esse formato de jogo, pois é a forma perfeita para gamificar e dinamizar a aprendizagem e treinamento de seus funcionários.