Home  >  Inovação

Hotel em SP terá robô para interação com hóspedes

Rebeca Berrini atenderá pessoas como faz normalmente um profissional de concierge

Da Redação

07/11/2018 às 9h48

Foto: Shutterstock

O Ramada Encore Berrini, hotel com inauguração prevista para novembro na zona Sul da capital paulista, contará com um robô para interação com hóspedes.

Dotado de inteligência artificial, o equipamento foi programado pela startup paulistana XRobô, especializada em ensinar robôs a pensar, falar e continuar aprendendo ao longo da vida com o uso do português em aplicações específicas, a exemplo desta criada para o Ramada Encore Berrini.

André Araújo, empreendedor da XRobô, explica que o robô é um Sanbot Elf de 1 metro de altura com rosto, silhueta e braços femininos, apto a andar com a mesma velocidade de uma pessoa em caminhada lenta.

Nomeada de Rebeca Berrini, a robô atenderá às pessoas como faz normalmente um profissional de concierge. O hóspede precisa apenas se aproximar e conversar com Rebeca, pedindo informações que precisa sobre o hotel, seus serviços de hospedagem, horários de funcionamento ou acesso ao Wi-Fi. Além disso, Rebeca também é antenada na programação da região, dando dicas de passeios ou restaurantes bacanas nas proximidades.

Fernanda Schaper, gerente geral do Ramada Encore Berrini, comenta que a robô é uma aposta de “fator surpresa” para o público. "Rebeca Berrini será uma novidade para os clientes e, certamente, fortalecerá a imagem de nossa marca, enfatizando a inovação da Vert Hotéis frente à concorrência", disse Fernanda.

Programada para circular com autonomia pelo lobby do hotel, a robô tem sensores de toque, presença e movimento que permitem a ela desviar de obstáculos. Além de ser capaz de interpretar voz e fala, a robô realiza outras formas de interlocução, utilizando sua tela para pesquisar como as pessoas se sentem durante a estadia.

Tags