Home  >  Negócios

Cartão de crédito será principal meio de pagamento na Black Friday

Dentre os mais de 500 ouvidos em pesquisa da PayU, 64% deles pretendem pagar suas compras de forma parcelada utilizando o cartão

Da Redação

01/11/2018 às 10h28

cartao_de_credito_2.jpg
Foto: Shutterstock

O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido dos brasileiros para compras durante a Black Friday. É o que aponta estudo da PayU, que aponta que 64% dos entrevistados afirmaram que pretendem pagar suas compras parceladas com ele e 23% o utilizarão à vista. Número este que mudou pouco se comparado com 2017, quando foram 59% das compras foram parcelados e 28% à vista.

Ainda, o levantamento mostra que a possibilidade de gastar acima de R$ 800 foi a mais apontada pelos participantes da pesquisa, 30% deles - ano passado esse grupo não passou de 27%. Empatados em segundo lugar, com 24%, estão compras entre R$ 400 e R$ 800 e entre R$ 200,01 e R$ 400.

Ainda de acordo com o estudo, o sucesso da sexta-feira de descontos, impulsionado pela baixa porcentagem de problemas em experiências de anos anteriores – apenas cerca de 13% dos participantes tiveram algum empecilho durante as compras de 2017 -, é o que motiva as pessoas a comprarem mais este ano.

Eletroeletrônicos no topo da preferência

Em relação aos produtos mais comprados, os líderes em ambos os anos foram eletroeletrônicos, vestuário e eletrodomésticos. Porém, diferentemente de 2017 que teve o celular como o item mais procurado, em 2018 ele divide espaço na lista de desejos com as roupas.

Dispositivos móveis

Ainda segundo a pesquisa, as aquisições este ano devem ser feitas 36% principalmente via dispositivos móveis, 19% alternarão entre computador e celular e 45% priorizarão o desktop. Número similar à 2017, com uma leve redução no percentual de compras apenas no computador - de 50% para 45%.

Além da experiência, os entrevistados afirmaram que encontrar uma oferta de um produto que não tem na loja física é o segundo fator mais relevante para optar pela compra on-line, uma oportunidade para e-commerces que atuam tanto em estabelecimentos físicos como na web. A pesquisa também confirmou a relevância da data para este segmento, visto que 45% das pessoas afirmaram aproveitar as promoções para comprar os presentes de Natal. O que torna ainda mais importante entender e suprir as necessidades dos consumidores.

A pesquisa ouviu 555 pessoas de todas as regiões do Brasil, sendo 52% mulheres e 48% homens. A faixa etária também foi ampla, mas os maiores grupos foram de 16 a 24 anos, com 31% dos ouvidos, e de 30 a 39 anos, com 25% deles. Sobre a classe econômica, foram 77% de CDE e 23% de AB.