Home  >  Plataformas

Atualização do Windows 10 não deve sair em outubro

Última declaração sobre a versão do update 1809 foi há três semanas

Gregg Keizer | Computerworld EUA

31/10/2018 às 15h42

windows 10
Foto: Shutterstock

O tempo para a atualização de outubro do Windows 10 está acabando. A empresa corre o risco de tornar obsoleto o nome da atualização do recurso de queda e talvez interromper o suporte programado.

Embora a Microsoft tenha lançado oficialmente a atualização em 2 de outubro, quatro dias depois ela impediu o acesso à atualização via Windows Update, disse a quem a instalou para ficar fora de seus PCs e alertou os usuários que baixaram, mas não instalaram, que não a instalasse. Isso porque alguns usuários tiveram seus arquivos de várias pastas excluídos.

A última palavra sobre a versão 1809, o nome da Microsoft em seu formato de rotulagem yymm agora padrão, foi há três semanas, quando John Cable, diretor de gerenciamento de programas do grupo de serviços do Windows, disse aos clientes que os bugs haviam sido corrigidos. Mas, em vez de novamente colocar em risco o público em geral, a empresa entregou o relançamento para aqueles que se ofereceram para testar o sistema operacional inscrevendo-se no programa de visualização do Windows Insider.

Com o lançamento adiado por pelo menos quatro semanas, o atraso afetou o cronograma de suporte da atualização.

De acordo com a definitiva "folha de dados do ciclo de vida do Windows", o suporte ao Windows 10 Home e ao Windows 10 Pro de 1809 expirará em 14 de abril de 2020 e para o Windows 10 Enterprise e Windows 10 Education em 13 de abril de 2021.

Se a Microsoft reiniciasse a distribuição do Update do Windows 10 de outubro de 2018 hoje, em vez de oferecer os prometidos 18 meses para o Windows 10 Home e o Windows 10 Pro, ele forneceria suporte por 17 meses e 15 dias. (A data de lançamento original de 2 de outubro traduziu-se em 18 meses e 12 dias de suporte.) E o Windows 10 Enterprise and Education receberia menos do que os 30 meses prometidos.

windows 10

"Se o Windows como serviço for de fato um serviço hospedado, se a disponibilidade geral for pausada, a janela de suporte de 18 ou 30 meses será estendida pelo número de dias para cada pausa?" perguntou Wes Miller, analista da Directions on Microsoft.

Não ficou claro se a Microsoft vai reparar o déficit de suporte e, se sim, como. Em abril, quando a Microsoft adiou o lançamento do Windows 10 1803 para o último dia do mês, acrescentou tempo para o suporte. Em vez de 8 de outubro de 2019, o fim do suporte para Home e Pro, a data de expiração foi para 12 de novembro de 2019.

A Microsoft poderia estender o suporte para 1809 da mesma maneira. Por exemplo, se a empresa reiniciar a distribuição na sexta-feira, 2 de novembro, ela poderá reafirmar o fim do suporte para o Home e o Pro em 12 de maio de 2020, oferecendo aos usuários 18 meses e 10 dias de correções de segurança e correções de bugs.

Quando perguntado se a Microsoft irá adicionar mais tempo ao apoio de 1809, um porta-voz disse que a empresa se recusou a comentar.