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Burnout: 7 sinais de esgotamento profissional

Saiba como identificar e o que fazer para evitar a chamada crise de burnout

John Edwards | CIO EUA

27/10/2018 às 10h10

Foto: Shutterstock

Não é difícil que, após anos de planejamento, gerenciamento, superação de metas e conquista de desafios, uma pessoa perceba que não se importa mais com o seu trabalho. Atividades anteriormente empolgantes, como liderar, influenciar e inovar, já não importam muito mais.

Há uma palavra para esse sentimento. É chamado de “esgotamento”, ou burnout.

Jack Bedell-Pearce, diretor administrativo da 4D Data Centers, uma operadora de data center do Reino Unido, está familiarizado com as causas e consequências do burnout. Tendo co-fundado a empresa há mais de uma década, ele diz que se esgotou mais de uma vez e aprendeu algumas lições importantes a cada vez.

"As causas são óbvias para um estranho, mas não tanto quando você as vive", explica ele. Longas horas, estar de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana, respondendo a incidentes em um fim de semana e a pressão de atingir as metas de vendas são características de uma empresa de tecnologia em rápido crescimento que inevitavelmente levará ao esgotamento. "Quando você é jovem, você se sente invencível, mas com o tempo seu corpo e sua mente não conseguem lidar, e as coisas começam a dar errado", observa Bedell-Pearce.

Confira sete indicadores de burnout:

  1. Vivenciando uma falta de motivação

Um sintoma comum do desgaste é a diminuição do interesse pelas tarefas e interesses do trabalho cotidiano. Para os líderes de TI, a falta de entusiasmo com as tecnologias futuras é um claro sinal de alerta, observa Todd Thibodeaux, presidente e CEO da CompTIA. "Quando palavras como 'blockchain' e 'IoT' provocam suspiros profundos e ombros caídos, você está esgotado", afirma ele.

  1. Sentindo-se exausto

Quando nenhuma quantidade de sono ou descanso proporciona um refresco adequado, é hora de dar um passo para trás e examinar o motivo. Uma vez que razões médicas tenham sido excluídas, a causa mais provável é o excesso de trabalho. "É um jogo de apostas altas, 24x7, de alto risco. É cansativo", observa Diane Dagefoerde, vice-CIO da Ohio State University. "Quando um líder de TI perde o contato com a missão, tudo o que resta é a rotina diária."

  1. Problema com foco

Os líderes de TI são rotineiramente esperados para fornecer soluções rápidas e precisas para problemas complexos. No entanto, muitos problemas de TI, como bugs de hardware e falhas de serviços em nuvem, só podem ser resolvidos por provedores externos, o que geralmente leva tempo. Lidar com essas distrações pode levar a problemas de concentração. "Nunca a maior parte da infraestrutura ficou fora do controle direto da equipe de TI. É como se alguém subisse em sua esteira e a ligasse na velocidade 11”, afirma Thibodeaux.

  1. Estar com o “pavio curto”

Entrar em discussões com colegas, conhecidos e membros da família, ou de repente abrigar um sentimento geral de frustração ou raiva, são sinais de alerta de que algo está seriamente errado. "As pessoas que sofrem de esgotamento estão lidando com o atrito, tanto no local de trabalho como em casa", observa Dagefoerde. O esgotamento de um líder de TI afeta toda a equipe. "Nos estágios iniciais, o atrito começa a se formar, tornando mais difícil fazer as coisas dentro e entre as equipes. Nos estágios finais, as equipes começam a perder alvos de desempenho", complementa.

Sob estresse crônico, o trabalho que já foi amado e energizado pode começar a parecer pesado, criando uma fonte de infelicidade, adverte Jacinta M. Jiménez, doutora em psicologia e coaching da BetterUp. "Isso pode se transformar em ressentimento, que aparece no trabalho e em casa."

  1. Problemas de saúde

Resfriados mais frequentes, problemas de estômago e outras queixas comuns podem ser um sinal de esgotamento. "Juntamente com as repercussões psicológicas, colocar o corpo em um estado de estresse crônico pode ter um grande impacto sobre o sistema imunológico e a pessoa pode acabar ficando doente com mais frequência do que o habitual", explica Jacinta.

  1. Sempre pensando no trabalho

Não há problema em pensar ocasionalmente em questões de trabalho nos fins de semana ou feriados, mas quando os pensamentos relacionados ao trabalho se tornam constantes e preponderantes, o esgotamento é uma forte possibilidade. Thibodeaux observa que muitos líderes de TI não têm a capacidade de desligar seus cérebros quando estão fora do escritório. Tal comportamento, no entanto, pode ser contraproducente e estressante. "A lista de coisas a fazer nunca parece ficar mais curta, o que cria ansiedade e pode levar à depressão. O desempenho escorrega porque tudo parece ser uma prioridade primária”, diz ele.

  1. Maus hábitos

Sofredores de esgotamento muitas vezes adquirem "comportamentos de fuga". "Isso pode incluir comer alimentos pouco saudáveis, beber ou outros comportamentos para tentar escapar", diz Sarah Deane, fundadora da EffectUX.

Jacinta acrescenta que é importante lembrar que o esgotamento não acontece de repente. "Não é um interruptor de ligar e desligar", observa ela. O desgaste é acontece gradualmente, acabando com bons hábitos e outros atributos pessoais positivos, como tomar banho e fazer a barba. "Seu corpo e sua mente definitivamente lhe darão avisos, mas você tem que estar prestando atenção para entendê-los cedo", frisa.

O que fazer?

A retomada de uma vida profissional esgotada requer periodicamente recuar e entrar em um período de auto-exame, diz Sarah. "É importante dar uma olhada em sua vida”. Ela recomenda o registro em um diário, registrando os sentimentos e o tempo de uso. "Ao registrar diariamente, é possível olhar para trás e identificar padrões e causas para informar as mudanças que você precisa fazer".

Ela também sugere construir uma base de estilo de vida saudável. "Mantenha-se responsável pelo autocuidado. Pode parecer desanimador colocar as suas necessidades em primeiro lugar, mas o autocuidado básico é algo ‘não-negociável' para levar o seu melhor para o que você faz. Elementos de autocuidado incluem exercícios adequados, nutrição e sono. No entanto, também inclui autocompaixão", acrescenta Deane.

Jacinta acredita que os líderes de TI que desejam evitar o desgaste podem querer considerar trabalhar com um coach de carreira. "Ter alguém que investiu exclusivamente no seu bem-estar, assim como no seu desenvolvimento profissional e pessoal, pode ser a diferença entre se desgastar ou se sustentar. Quando você está cronicamente estressado, sua capacidade de manter uma perspectiva mais ampla em vista pode ficar comprometida; é aí que conversar com uma terceira pessoa é inestimável". Um coach também pode responsabilizar um líder de TI por suas ações, manter o pensamento do indivíduo sob controle e ajudar a desenvolver um plano para sustentar uma perspectiva de trabalho positiva.

Dagefoerde complementa dizendo que um coach também pode ajudar um líder de TI que sofre de esgotamento a moldar sua situação atual em termos do mundo real. "Quando eu treino os líderes de TI a lidar com o desgaste, uma coisa em que nos concentramos é esse desejo por um estado futuro mítico, em que tudo corra bem, as decisões sejam tomadas a tempo e todos os funcionários carreguem suas cargas. Eu digo a eles: 'Não queira o que você não quer!'. A maioria das pessoas de TI adora resolver problemas confusos e fica entediada às lágrimas em um ambiente tranquilo", frisa ele.

No entanto, quando as coisas ficam complicadas, fazer uma pausa é uma forma comprovada de evitar o desgaste. "Quando você se sentir perdendo o foco, faça uma pausa rápida. Um par de minutos para refrescar sua mente pode ajudá-lo a aumentar a concentração e a produtividade”, revela Sarah. Ela observa que a pausa pode assumir muitas formas, e é importante experimentar qual tipo funciona melhor. "Esta pode ser uma rápida caminhada, assistir a um vídeo ou a alguns minutos de silêncio", explica Deane.

Thibodeaux acredita que priorizar e distribuir as cargas de trabalho diárias é fundamental para a redução do estresse a longo prazo. "Como um líder de TI, é sua responsabilidade forçar a organização a concentrar seus recursos nas atividades de maior valor e não deixar a liderança sênior se distrair", diz ele. Períodos de cargas pesadas e esgotamento potencial também são oportunidades para maior empoderamento da equipe. "Descobra quem pode assumir papéis expandidos e dar-lhes a margem de manobra para explorar", sugere.

Bedell-Pearce lembra que um episódio de esgotamento mostrou que o exercício pode desempenhar um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico e, ao mesmo tempo, fornecer mais energia diária. "Comer saudável e reduzir o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas também ajudará", observa ele. No entanto, a prevenção e a recuperação do esgotamento sempre devem ser vistas como uma maratona. “Fazer como um ‘iô-iô’ de hábitos bons para maus pode ser tão destrutivo, tudo deve ser feito com moderação”.