Home  >  Negócios

Valia adquire agritech e passa a oferecer soluções para o agronegócio

Base de clientes da Agrotopus é formada por cooperativas de café, que somam 12% do mercado brasileiro

Da Redação

26/10/2018 às 13h43

agronegócios
Foto: Shutterstock

A Valid, multinacional brasileira fornecedora de soluções tecnológicas, anunciou a aquisição de 51,8% das ações da Agrotopus, startup focada em soluções corporativas para o agronegócio.O valor da compra foi firmado em R$ 6,5 milhões.

Com a operação, a agritech se torna uma linha de negócios da Valid especializada em soluções inovadoras para toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária.

A base de clientes da Agrotopus é formada por cooperativas de café, que somam 12% do mercado brasileiro. O foco, neste primeiro momento, será consolidar as soluções ligadas à rastreabilidade segura e certificações sobre a origem e todo processo produtivo exigidas pelo segmento cafeeiro no setor nacional e para exportações. Em quatro anos, a empresa deve representar cerca de 4% da receita total da Valid.

Carlos Affonso d´Albuquerque, CEO da Valid, destaca que a aquisição é parte do movimento estratégico da companhia de aliar sua experiência global com iniciativas locais, inovadoras e segmentadas. “Além disso, temos a oportunidade de oferecer nossas soluções integradas de certificados e assinaturas digitais, internet das coisas, big data e blockchain. A Agrotopus está alinhada com nossa visão de desenvolvimento de modelos de negócio de rastreabilidade e nos permite entrar em um segmento da economia brasileira com enorme potencial de crescimento e que vem liderando a adoção de tecnologia em IoT", disse.

Serviços

A nova linha agro começa com três serviços: a fazenda digital - com oferta de soluções em internet das coisas (IoT) para produtores de café e cooperativas; o armazém inteligente – acompanhamento online da movimentação de produtos e lotes dentro do armazém graças a identificação por etiquetas RFID (Radio Frequency Identification); e marketplace - plataforma segura para a venda de itens de insumo ou consumo entre cooperados, cooperativas e outros players.

As soluções foram desenvolvidas levando em conta as dificuldades de conectividade plena em áreas remotas. Com uma combinação de processamento local e posterior transferência de dados, torna a solução acessível a produtores de qualquer porte.

Essa aquisição abre mais uma importante avenida de crescimento para a multinacional, que atua em vários países com portfólio diversificado de serviços de segurança para os mercados financeiro e bancário, de telefonia móvel, identificação de pessoas, objetos e transações, gerenciamento de dados, IoT e track & trace.