Home  >  Carreira

Flexibilidade e comunicação: como a Dell EMC valoriza seus colaboradores

Companhia estruturou programa de trabalho remoto e política de ‘portas abertas’ como forma de incentivar a produtividade e o desenvolvimento

Carla Matsu

18/10/2018 às 21h39

dell emc
Foto: Shutterstock

Muitas empresas têm visto no home office uma prática que tende a beneficiar o bem-estar e, de quebra, a produtividade dos seus funcionários. Afinal, nas grandes cidades, as horas no trânsito e as distâncias a percorrer até o escritório podem mais subtrair do que somar às rotinas. Atenta a esse cenário, desde 2011, a Dell EMC sustenta um programa que oferece opções de trabalho mais flexíveis aos funcionários.

Batizada de Connected Workplace, a iniciativa conta com políticas específicas que incluem, além de regras para os colaboradores e líderes, ferramentas voltadas a facilitar o trabalho remoto. Segundo Fernanda Kessler, diretora de Recursos Humanos da Dell EMC, atualmente, mais de 80% dos colaboradores da companhia no Brasil possuem flexibilidade de horário e local de trabalho. "A Dell fornece treinamentos constantes bem com orientações sobre melhores práticas para o home office e gestão de equipes flexíveis", conta.

Se de um lado a flexibilidade é tida como parte da cultura corporativa da Dell EMC, do outro, programas de inclusão e incentivo à comunicação aberta reforçam o que Fernanda define como um dos principais objetivos da companhia: aliar a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores. Dessa forma, a companhia conseguiu retornar em 2018 ao topo do ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI, ficando no segundo lugar na categoria Grandes Empresas.

Líderes devem inspirar

Fernanda Kessler, diretora de Recursos Humanos da Dell EMC

Para Fernanda, um dos grandes pilares estratégicos na gestão de pessoas da empresa diz respeito à formação de líderes inspiradores. São eles que lidarão diretamente com a gestão dos talentos de cada equipe. Mas de nada adianta líderes brilhantes se não existe espaço para acessá-los.

A saída está no que a companhia chama de "política de portas abertas", algo que visa criar maior conforto entre todos os colaboradores. "Isso permite que seus colaboradores tenham a oportunidade de serem ouvidos e de prover ideias que contribuam com o futuro do nosso negócio", defende Fernanda.

A companhia realiza constantemente reuniões entre gestores e seus times, onde se busca dividir resultados, celebrar conquistas e compartilhar boas práticas. "A comunicação flui de forma muito rápida e assertiva, em um clima de confiança e respeito. Acredito que a prática da liderança pelo exemplo seja igualmente importante, prezando sempre pela ética em todas as ações", defende a líder de RH.

Se líderes inspiradores servem como modelo para suas equipes, o sentimento de que cada funcionário é responsável pelo seu crescimento é também incentivado. "Ele é dono da sua carreira e é incentivado a falar abertamente sobre suas expectativas bem como traçar seu plano de desenvolvimento juntamente ao seu gestor", explica Fernanda. Nesse caminho, os profissionais são incentivados a colocar seus planos em prática bem como buscar formas de desenvolvimento dentro da Dell, seja por meio de treinamento, coaching ou mentoring.

Incluir para crescer

Ainda é recente o processo de integração das duas gigantes de tecnologia, Dell e EMC. A compra da EMC pela primeira foi anunciada no final de 2015 e o processo de integração consumiu mais de um ano. Para Fernanda, a recorrente premiação da companhia pela GPTW é uma mostra de que a companhia está no caminho certo. "O processo de integração teve uma gestão de mudança transparente, colocando o colaborador sempre à frente de tudo. Conseguimos que a integração visasse o que havia de melhor nas duas companhias, com valores e missão claros e foco em ética", sinaliza.

Colocar o colaborador no centro das decisões também exige pensar e traçar estratégias que respeitem à diversidade. Atenta a isso, a Dell EMC conta com uma série de grupos, formados por seus funcionários, que têm o objetivo de conscientizar e influenciar a organização acerca da igualdade.

Entre os grupos, estão o Pride, que tem o objetivo de incentivar o ambiente de tolerância e respeito a diversidade e identidade sexual na Dell EMC, além de divulgar interna e externamente os valores de respeito existentes na empresa. Há ainda o Women in Action, que busca proporcionar o desenvolvimento profissional e condições de igualdade para todas as mulheres que trabalham na empresa. Outros grupos promovem a inclusão de pessoas com deficiência e há aquele que incentiva o trabalho flexível, ao mesmo tempo que promove um ambiente de trabalho colaborativo.

Para Fernanda, esses grupos de discussão contribuem com o pensamento diverso e empático de seus colaboradores, uma prática que influencia diretamente no clima e na confiança e, acabam colaborando com criatividade e, consequentemente, a inovação. "Como resultado, temos um alto nível de engajamento e colaboradores com orgulho de fazer parte da Dell Technologies", finaliza Fernanda.

Top 3 entre as Grandes no ranking GPTW TI

1º SAP Labs Latin America

2º Dell EMC

3º Telefônica | Vivo