Home  >  Plataformas

Claro trabalha para criação de rede comercial LTE-IoT com cobertura nacional

Iniciativa envolve a Claro, com as soluções móveis, e a Embratel, responsável pelos negócios de IoT do grupo

Da Redação

18/10/2018 às 8h02

IoT
Foto: Shutterstock

A Claro Brasil, detentora das marcas NET, Claro e Embratel, anunciou na última quarta-feira (17/10), a intenção de criar um avanço nas soluções de desenvolvimento de IoT, trabalhando para entregar a primeira rede comercial celular "LTE-IoT Ready", que já conta com cerca de 60% de cobertura e perspectiva de expansão para 80% do território nacional até o final deste ano. O anúncio, realizado durante a Futurecom 2018, envolve a Claro, com as soluções móveis, e a Embratel, responsável pelos negócios de IoT do grupo.

As categorias LTE M1 e NB-IoT LTE trazem aprimoramentos e otimizações para o LTE que ajudam a reduzir a complexidade do dispositivo IoT, suportam uma vida útil da bateria por vários anos e fornecem uma cobertura mais profunda que as gerações anteriores do LTE, para alcançar locais desafiadores, como áreas internas de edifícios e áreas rurais remotas. As novas tecnologias também podem usar a infraestrutura e o espectro LTE existentes, coexistindo com os atuais serviços de banda larga móvel, ao mesmo tempo em que fornecem uma solução superior em comparação com tecnologias proprietárias para redes de longa distância de baixa potência.

Em comparação com o LTE tradicional, o Cat-M1 e o NB-IoT são projetados para atender à conectividade celular de baixo custo para aplicações de IoT com reduzida taxa de dados, abordadas de forma mais eficiente por um modem de banda estreita, em uma ampla gama de novas oportunidades de negócios em IoT, incluindo smart energy e metering, segurança predial, infraestrutura, controle e automação industrial, ponto de venda no varejo, rastreamento de ativos, médicas, iluminação e telemática aftermarket.

A conectividade Claro LTE Cat-M1 e NB-IoT já está disponível no evento Futurecom, na São Paulo Expo, e está sendo demonstrada com participantes do ecossistema para diferentes soluções de IoT na feira.

A Qualcomm Technologies está trabalhando com OEMs que demonstram soluções para diferentes segmentos com base no modem Qualcomm® 9206 LTE, uma solução específica com recursos multimodo globais, suportando tanto o eMTC (Cat M1), quanto o NB-IoT (Cat NB-1), bem como 2G / E-GPRS, e projetada para permitir o desenvolvimento de dispositivos econômicos com baixo consumo de energia, com vida útil da bateria de vários anos e cobertura superior para a próxima geração de serviços IoT, em comparação com a conectividade tradicional LTE.