Home  >  Inovação

TIM oferece VoLTE em 2 mil cidades brasileiras

Serviço de voz utiliza rede 4G, proporcionando maior estabilidade dos serviços e redução do consumo de bateria

Da Redação

17/10/2018 às 12h21

TIM
Foto: Shutterstock

A TIM anunciou que oferece o serviço de VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) em mais de 2 mil cidades brasileiras. A tecnologia utiliza a rede 4G da operadora para melhorar consideravelmente a qualidade das ligações.

Segundo a operadora, atualmente mais de 8 milhões de usuários já utilizam o serviço, que está disponível para todos os clientes das capitais e destes municípios que possuírem smartphone compatível com a solução têm acesso à funcionalidade.

Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM Brasil, diz que, com a liberação da faixa de 700MHz pela Anatel, aliada aos investimentos em infraestrutura de rede, a TIM conseguiu antecipar o cronograma, com o intuito de melhorar a experiência nossos clientes.

A operadora já conta com o expressivo número de mais de 1,2 mil municípios licenciados no país nessa faixa, incluindo todas as capitais do país. Até 2020, a empresa estima chegar a mais de 4 mil cidades com sua rede 4G, alcançando 96% da população urbana e ativando a faixa em todas essas localidades.

VoLTE

O VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G, redução do consumo de bateria, além de o tempo de estabelecimento da ligação ser até quatro vezes mais rápido do que o atual.

Com essa tecnologia, o consumidor pode efetuar e receber chamadas por meio da rede LTE (4G), ao iniciar ou receber uma ligação. Em relação à cobrança, não significa maior custo; o cliente continuará sendo tarifado da mesma maneira, conforme seu plano. As ligações não são descontadas do pacote de dados.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE. Inclusive a TIM foi a única certificada pela Apple a liberar a tecnologia aos clientes que utilizam iPhone. Os consumidores poderão conferir no site a lista completa de modelos compatíveis, as cidades onde a funcionalidade está disponível, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a tecnologia.

Tags