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Laureate Brasil automatiza processos de matrículas

Antes, as instituições de ensino do grupo possuíam sistemas diferentes para captação e matricula on-line

Da Redação

15/10/2018 às 18h22

Foto: Shutterstock

A instituição de ensino Laureate Brasil adotou soluções da Taking para automação de testes do sistema nacional de admissão e matricula on-line.

Antes, as instituições de ensino do grupo possuíam sistemas diferentes para captação e matricula on-line (avaliação dos candidatos, pagamentos, documentações, etc.). Com a criação de um sistema nacional, a instituição adotou automação dos testes em tempo recorde de apenas 200 horas, o que levaria meses para ser feito, segundo cálculos do Innovation Manager da Digital Business Platform da Laureate Brasil, Leonardo Matsumota.

O time Digital de TI da Laureate Brasil, liderado por Ícaro Varzoni, Diretor Digital Business Platforms, é responsável pelo desenvolvimento de soluções em larga escala, utilizando SAFe e práticas DevOps para garantir a integração entre os ecossistemas (acadêmico, student acquisition and engagement), as equipes distribuídas e a gestão de releases em produção.

Matsumota destaca também que etilizar ferramentas como o Azure DevOps e Selenium, entre outros serviços do Portal Azure (Microsoft), foram fundamentais na gestão de projetos ágeis como esse, integração contínua, hospedagem, monitoramento e qualidade das entregas.

No mundo, a Laureate atende mais de 1 milhão de alunos (com presença em 20 países), sendo mais de 290 mil estudantes no Brasil. Por isso, o sistema de matrículas é relevante e precisa ter alta disponibilidade, sem apresentar erros ou bugs de telas, por exemplo.

Segundo Matsumota, entregar em 200 horas os testes com excelente qualidade a automação em massa, incluindo a verificação de erros significativos no ambiente de produção, foi um grande diferencial do projeto em parceria com a Taking. "Estendemos esse projeto para o planejamento acadêmico da matriz de horários dos cursos também, tamanho o sucesso da automação de testes", destacou.

Marco Romero, VP Comercial da Taking, explica que a empresa participou de todo o processo, desenvolvido sob metodologias ágeis.

"Participamos de todo o processo, desde a análise, elaboração, construção junto à área de TI, treinamento e capacitação dos profissionais para a qualidade e manutenção dos testes nas demais unidades", lembrou.

Agora, o sistema segue em testes contínuos e automatizados. E, caso haja qualquer evidências de falha, a equipe de TI da Laureate Brasil é alertada automaticamente, podendo corrigir rapidamente, achando o problema e resolvendo, por meio da automação de testes com robotização.