Home  >  Plataformas

Firefox Nightly acelera conexão entre WebAssembly e JavaScript

Nova versão beta faz com que chamadas sejam executadas mais rapidamente

Paul Krill - InfoWorld (EUA)

15/10/2018 às 12h19

mozilla_firefox.jpg
Foto: Shutterstock

A versão beta mais recente do navegador Firefox, o Firefox Nightly, faz as chamadas entre o formato binário WebAssembly e o JavaScript de forma mais rápida, tornando mais fácil combinar as duas linguagens.

O WebAssembly pode servir como um complemento ao JavaScript no desenvolvimento na web, assumindo tarefas de alto desempenho. Mas, até agora, combinar os dois foi prejudicado por chamadas de função lentas entre as duas linguagens, diz a Mozilla.

O Firefox Nightly beta faz com que essas chamadas sejam executadas mais rapidamente do que as chamadas de função JavaScript para JavaScript não alinhadas. As chamadas foram otimizadas do JavaScript para o WebAssembly e vice-versa. O Mozilla também melhorou a velocidade das chamadas do WebAssembly para os built-ins, que são funções dadas pelo navegador, como o Math.random.

Otimizações para chamadas de WebAssembly e JavaScript se enquadram em duas categorias:

- Redução da contabilidade, eliminando o trabalho desnecessário para organizar quadros de stack.

- Ignorando intermediários e tomando o caminho mais direto entre as funções.

O esforço mais recente da Mozilla para melhorar a velocidade do WebAssembly segue os esforços anteriores que enfatizaram o rendimento e os melhores tempos de carregamento. Os planos futuros exigem a integração do WebAssembly ao JavaScript - atualmente, o único caso em que uma chamada otimizada do JavaScript para o WebAssembly não é mais rápida do que uma chamada JavaScript para JavaScript é quando o JavaScript possui uma função alinhada.

A Mozilla espera que outros navegadores sigam seus passos e também melhore a velocidade das chamadas entre o WebAssembly e o JavaScript. Apple, Google e Microsoft participaram do desenvolvimento do WebAssembly.

Onde baixar o Firefox Nightly

Você pode baixar o Firefox Nightly em mozilla.org.