Home  >  Plataformas

6 ferramentas JavaScript que você precisa conhecer

Conheça opções de plataformas úteis para diversos usos, como nuvem e IoT, e saiba como baixar cada uma delas

Paul Krill – InfoWorld (EUA)

09/10/2018 às 14h14

Foto: Shutterstock

A JS Foundation é a casa de código aberto de projetos JavaScript, enquanto a mais popular biblioteca de funções é a jQuery. Mas existem também diversos esforços que desenvolvedores podem se beneficiar, para uma variedade de usos, como provisionamento em nuvem, internet das coisas (IoT), pagamentos e programação do Node.js.

Aqui estão seis ferramentas de JavaScript que você precisa conhecer:

Architect (.arc)

O projeto Architect, também conhecido como .arc, fornece um manifesto de texto simples para definir a infraestrutura de nuvem, permitindo que os desenvolvedores se concentrem na lógica de negócios na infraestrutura Amazon Web Services. Os desenvolvedores podem usá-lo para configurar um aplicativo para ser executado no AWS Lambda. A ferramenta se destina a dar aos desenvolvedores velocidade com computação sem servidor em poucos minutos, permitindo o provisionamento rápido.

Com Architect, o runner do pacote NPX para o NPM é usado para gerar código local, configurar e provisionar a infraestrutura de nuvem. Atualmente funciona com programas JavaScript, mas em breve poderão ser trabalhados programas Python e Go. A tecnologia também pode ser expandida para trabalhar em outras nuvens, como o Microsoft Azure.

Onde baixar: o desenvolvedor pode fazer o download do Architect via NPM (gerenciador de pacotes para a linguagem de programação JavaScript): npm I @architect/workflows.

Interledger.js

Interledger.js é uma implementação de referência JavaScript da World Wide Web Consortium’s Interledger protocol stack, para enviar pagamentos em ledgers de todos os tipos, desde carteiras digitais e sistemas nacionais de pagamento até blockchain. A intenção é facilitar a negociação de negócios independentemente da localização ou moeda.

Com o Interledger, os conectores são usados ​​para rotear pagamentos em ledgers. Há, ainda, transferências condicionais, usando Hash-Time-Locked Contracts (HTLCs), assegurando pagamentos multihop para que os fundos não sejam perdidos ou roubados.

Onde baixar o Interledger.js: você pode baixar o Interledger.js no repositório GitHub.

Intern

Esta pilha de teste permite gravar casos de teste para bibliotecas JavaScript e TypeScript e aplicações. Descrito como minimamente prescritivo, o Intern impõe uma base conjunto de melhores práticas projetadas para garantir que os testes permaneçam sustentáveis ​​ao longo do tempo.

A ferramenta tem uma arquitetura que permite aos desenvolvedores escrever interfaces de teste personalizadas, executar e reportar para saber como os testes são executados em um ambiente de codificação existente.

Os testes podem ser executados em diferentes plataformas, incluindo BrowserStack, Sauce Labs e Selenium, com testes executados no navegador, no Node.js ou em outros navegadores e plataformas com o corredor de teste interno. Intern também se integra com CI/CD, sistemas como Jenkins e TravisCI, e vem com tarefas Grunt, para que ele possa ser adicionado aos fluxos de trabalho.

Onde baixar o Intern: você pode fazer o download do Intern no GitHub.

JerryScript

JerryScript é um mecanismo JavaScript leve para dispositivos IoT. Desenvolvido pela Samsung, roda em microcontroladores com capacidade limitada de memória RAM. O mecanismo suporta a compilação e a execução no dispositivo e permite o acesso a periféricos. Outros recursos incluem:

  • Conformidade com ECMAScript 5.1.
  • Um tamanho binário de 160K quando compilado para o conjunto de instruções ARM Thumb-2.
  • Otimização para baixo consumo de memória.
  • Uma API C que se destina a ser fácil de incorporar em aplica

Componentes do JerryScript incluem um analisador e uma VM. O analisador converte código-fonte JavaScript no bytecode sem construir e abstrair a árvore de sintaxe. Além disso, o VM executa instruções de código de bytes.

Onde baixar JerryScript: você pode baixar o JerryScript no GitHub.

Node-Red

Fundado pela IBM, o projeto Node-Red fornece uma programação baseada em fluxo ambiente construído em Node.js e usado principalmente em aplicativos IoT. Ele fornece uma ferramenta para conectar dispositivos, APIs e serviços online. São destaques:

  • Um editor baseado em navegador para fluxos de fiação.
  • Um recurso para criar funções JavaScript no editor.
  • Funções, modelos e fluxos podem ser salvos para reutilização, por meio de uma biblioteca interna.
  • Fluxos que podem ser armazenados usando JSON, que podem ser importados e exportados para

O Node-Red suporta dispositivos como o Raspberry Pi e o BealgleBone Black, e pode ser executado no Docker. Também está disponível na cloud da Amazon Web Services e como um aplicativo padronizado no IBM Cloud.

Onde baixar o Node-Red: você pode fazer o download do Node-Red via NPM. Para Linux, use sudo npm install -g –-unsafe-perm node-red. Para o Windows, depois de instalar o Node.js, use use sudo npm install -g –-unsafe-perm node-red.

Webhint

Esta ferramenta de linting para a Web ajuda na acessibilidade, velocidade e segurança de um site verificando o código quanto às práticas recomendadas e erros comuns. Inicialmente desenvolvido pela equipe de navegadores da Microsoft, o Webhint atualmente suporta os navegadores Chrome e Edge. Suporte para o Firefox é planejado.

Ele também suporta a implementação JDSDOM do WHATWG DOM e HTML padrões, para uso com o Node.js.

Onde baixar o Webhint: você pode fazer o download do Webhint via NPM: npm install -g –-engine-strict dica.

Tags