Home  >  Plataformas

Supermercados Nagumo entram na era digital com Oracle

Varejista adotou a arquitetura da fabricante norte-americana para suportar a instalação de aplicativos de compras e estruturas para e-commerce

Da Redação

08/10/2018 às 10h36

Foto: Shutterstock

A Rede de Supermercados Nagumo, varejista que conta com 48 lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, adotou a estrutura Oracle Cloud at Customer para reinventar seu atendimento e experiência do cliente por meio de tecnologias.

Focado em melhorar a experiência de compra de seus clientes, a rede Nagumo trouxe recursos de autoatendimento e quiosques segmentados dentro das lojas com produtos de roticerias, açougues, padarias e peixaria. A chave foi usar tecnologia de ponta sem perder a proximidade de seus clientes.

Com a jornada para a nuvem, o varejista adotou a arquitetura da fabricante norte-americana para suportar a instalação de aplicativos de compras, estruturas para e-commerce, um sistema complexo de fidelização de clientes e envio de ofertas personalizadas, cupons de descontos e até mesmo pré-compras.

A plataforma permitiu o posicionamento do e-commerce da rede como ponto de contato com os clientes, trazendo capilaridade tanto pelo aplicativo de vendas quanto pelos recursos de fidelidade e ofertas do site.

Um novo canal de relacionamento também permitiu controles mais precisos de vendas, pedidos, emissões e estoques, otimizando espaços e agilizando operações. Entre as melhorias, a rede conseguiu implantar com sucesso seu programa de fidelidade, que foi impulsionado pelo aplicativo “Meu Nagumo” que vem ampliando exponencialmente a base de clientes participantes, sendo hoje dez vezes maior do que há um ano atrás, quando o programa de fidelidade foi lançado.

Outros recursos

Ainda, o Nagumo passou a oferecer realidade aumentada ativada por meio de totens iterativos, que permite ao cliente conseguir mais informações sobre produtos e ofertas e gerar ao mercado inputs de consumo, que passam por promoções até informações mais complexas sobre produtos.

O aplicativo, de compras e ofertas “Meu Nagumo”, por sua vez, criou um ponto de conexão on-line com a loja física. O app traz informações sobre os produtos, descontos, ofertas personalizadas, programas de pontos, distribuição de cupons online, gameficação de ofertas da rede e a pré-compras.

Por meio do aplicativo também foi possível viabilizar o “Açougue sem filas”, que permite ao cliente fazer sua escolha de carnes sem precisar esperar na fila de atendimento. Uma vez pronta sua seleção, ele retira os produtos no balcão.

Fabio Veras, diretor de TI, e Ecommerce e CRM da rede Nagumo, destaca que a capacidade de monetização dos recursos do aplicativo agora é muito maior. "As possibilidades são tantas que criamos uma nova estrutura de CRM e Trade Marketing para tirar proveito de tudo aquilo que o recurso pode nos trazer. Nosso poder analítico sobre o comportamento do consumidor cresceu muito também. Podemos classificar os benefícios que o Nagumo consegue receber, personalizando ofertas e valorizando o momento de compra de diferentes consumidores", comentou.