Home  >  Negócios

Cloudera e Hortonworks anunciam fusão

Empresas norte-americanas unem esforços e querem ser líderes em plataforma de dados

Eleanor Dickinson - Arn.com

05/10/2018 às 11h58

Foto: Shutterstock

A Cloudera, empresa de software para engenharia de dados, e a Hortonworks, distribuidora de plataformas de machine learning e analytics, firmaram um acordo definitivo para se unirem em um negócio de US$ 5,2 bilhões. Por meio da aquisição, as empresas fundadas nos Estados Unidos pretendem criar "o fornecedor líder mundial de plataforma de dados de última geração".

A fusão de todos os tipos de ações fará com que os acionistas da Cloudera detenham aproximadamente 60% do capital da empresa combinada e os acionistas da Hortonworks, 40%.

As forças combinadas das empresas irão gerar aproximadamente US$ 720 milhões, trabalhando com mais de 2.500 clientes. O acordo foi aprovado por unanimidade pelos conselhos de administração das duas empresas.

O CEO da Cloudera, Tom Reilly, que se tornará o CEO da nova companhia, disse que as duas companhias são altamente complementares.

"Ao reunir os investimentos da Hortonworks em gerenciamento de dados de ponta a ponta com os investimentos da Cloudera em armazenamento de dados e machine learning, entregaremos a primeira nuvem de dados corporativos do setor desde a borda até a inteligência artificial", disse ele.

Como resultado da fusão, o CEO da Hortonworks, Rob Bearden, se juntará ao conselho de diretores. Os principais diretores de operações e produtos da empresa, Scott Davidson e Arun Murthy, permanecerão em suas respectivas funções após a fusão.

sap c4 hana

O acordo está sujeito à aprovação dos acionistas, à liberação antitruste dos EUA e a outras condições costumeiras de fechamento, e deve ser concluído no primeiro trimestre de 2019.