Home  >  Plataformas

Microsoft anuncia atualização Windows 10 October 2018. Saiba como instalar

Novos recursos serão incorporados em PCs, mas nem todos receberão a atualização imediatamente

Brad Chacos - PC World EUA

04/10/2018 às 9h46

windows 10
Foto: Shutterstock

A Microsoft lançou o Windows 10 October 2018 Update inesperadamente em um evento do dispositivo Surface na última terça-feira (2/10). A atualização significa novos recursos, incluindo um clipboard na nuvem que sincroniza entre PCs e suporte para jogos em tempo real. Mas você precisará atuar proativamente se quiser instalar hoje.

A empresa disse que o Windows Update iniciará automaticamente a atualização de outubro de 2018 (também conhecida como Build 1809) para PCs compatíveis em 9 de outubro. Esses tendem a ser lançamentos escalonados para aliviar a pressão sobre os servidores da Microsoft. Ou seja, nem todos os PCs receberão a atualização imediatamente. Porém, é possível “furar a fila”. Mas, antes de tentar, é importante verificar se o backup dos dados foi feito.

O primeiro (e mais fácil) método é simplesmente ir em Iniciar> Configurações> Atualização e Segurança> Windows Update e clicar no botão grande Verificar atualizações. Se tiver sorte, verá a opção "Atualização de recursos para o Windows 10, versão 1809" disponível e começar a fazer o download imediatamente.

Esse método nem sempre está disponível. Se for esse caso, é necessário ir à página de download do Windows 10.

Haverá um grande banner na parte superior dizendo que a Atualização do Windows 10 de outubro de 2018 está disponível. Ao clicar no botão "atualizar agora", abra-o e clique em um segundo botão "atualizar agora". O software irá analisar se o computador é compatível.

Se for, ele será baixado e instalado no PC e, em seguida, o usuário será solicitado a reiniciar seu computador para concluir o processo de atualização.

Se o assistente de atualização disser que o computador não é compatível com a atualização de outubro de 2018, é importante não tentar forçá-lo limpando a instalação do SO com um arquivo ISO do Build 1809 quando eles estiverem disponíveis. A Microsoft coloca PCs na lista de permissões após confirmar que eles estarão (provavelmente) a salvo de erros desagradáveis.