Home  >  Plataformas

Huawei e Intel dão novo passo rumo ao 5G

Empresas realizaram com sucesso novo teste, concluindo todo o processo do protocolo 3GPP R15

Da Redação

01/10/2018 às 12h37

5g_chip.jpg
Foto: Shutterstock

Huawei e Intel concluíram na última semana, na China, o primeiro teste “First call” independente baseado nas especificações 3GPP Rel-15 de junho de 2018, concluindo todo o processo do protocolo 3GPP R15.

O teste foi conduzido no laboratório do grupo de promoção China IMT-2020 para o 5G, durante a terceira fase da bateria de testes de P&D organizada pelo grupo.

Ambas as empresas têm colaborado para o avanço da tecnologia 5G. Em junho deste ano, as companhias completaram o teste de laboratório IODT NSA e, no final de agosto, iniciaram o teste de campo, na terceira fase de testes do 5G na China. Desta vez, completaram os testes independentes, em mais um passo rumo à consolidação de um modelo comercial par ao 5G.

Yang Chaobin, presidente da linha de produtos 5G da Huawei na China, destaca que a finalização dos do teste independente baseado no protocolo R15 é outro avanço importante para a Huawei no desenvolvimento do 5G. "A Huawei irá continuar focada na comercialização de sistemas na terceira fase dos testes, e junto com seus parceiros, buscará o sucesso comercial do 5G", enfatizou.

Tecnologias

Para os testes, a Huawei forneceu a estação-base 5G e a rede 5G central, no padrão 3GPP R15, enquanto a Intel forneceu sua plataforma de testes 5G Mobile de terceira geração. Na banda de frequências de 3,5 GHz, as duas partes testaram o acesso inicial full stack, o registro e o estabelecimento do portador de rádio com NR RRC e a pilha de protocolo 5GC NAS baseada na arquitetura SA do padrão R15, concluindo assim a primeira chamada independente. O testes atingiram resultados dentro do esperado.