Home  >  Negócios

Gigantes da tecnologia apostam em dados abertos para eliminar silos

Conheça as estratégias de Microsoft, SAP, Adobe, Salesforce, Apple e AWS

Peter Sayer – CIO (EUA)

01/10/2018 às 18h18

iot_dados.jpg
Foto: Shutterstock

Seis das maiores empresas de tecnologia do mundo estão planejando eliminar os silos dos sistemas em que empresas armazenam dados dos clientes. Porém, elas estão fazendo isso de duas maneiras e ambas perderão muitos das informações que contêm dados corporativos.

Por um lado, há a Open Data Initiative, lançado por Microsoft, SAP e Adobe. Ela reúne dados da plataforma de experiência do cliente da Adobe, do Dynamics 365 da Microsoft e do banco de dados S/4 HANA, da SAP, e do sistema de CRM C/4 HANA na plataforma de nuvem Azure, da Microsoft, usando um único modelo de dados.

Já a Salesforce está estreitando suas relações com a Apple e a Amazon Web Services (AWS), tornando mais fácil para os desenvolvedores integrarem aplicativos criados nos dispositivos da Apple ou na nuvem da AWS com o núcleo da Salesforce.

Isso não significa que os CIOs precisam escolher um campo com a exclusão do outro, mas cada um está claramente esperando que sua mudança ajude a aumentar sua parcela de gastos com TI.

De acordo com Satya Nadella, CEO da Microsoft, a meta da Open Data Initiative é abrir a grande quantidade de dados lidando com o desafio dos pequenos dados: todas essas informações estão presas em silos, muitos deles internos.

“Precisamos ser extensíveis uns com os outros, então essas plataformas precisam trabalhar juntas. Isso quebra os silos”, disse o CEO da SAP, Bill McDermott.

Embora os detalhes ainda sejam um pouco nebulosos, “a arquitetura aqui é bastante simples”, disse Nadella. "Você tem esses conjuntos de aplicativos muito avançados da SAP, da Adobe, da Microsoft. Vamos desbloquear os dados em todos esses conjuntos para que eles possam ser enriquecidos usando esses dados em nuvem e a camada AI muito ricos no Azure".

No outro lado da moeda, a Salesforce revelou que vem trabalhando com a Apple em um novo SDK móvel para iOS, para que os desenvolvedores de aplicativos possam criar melhores aplicativos de CRM para o iPhone.

Enquanto isso, oferece aos clientes da AWS novas maneiras de acessar suas APIs e eventos de plataforma, simplificando o fluxo de dados para dentro e fora de sua plataforma com uma interface de programação comum, em vez de um modelo de dados comum. A Salesforce já executa a maior parte de sua carga de trabalho de nuvem pública na AWS, por isso é uma etapa lógica.

Mas, mesmo se Salesforce, Apple ou AWS entrassem para a Open Data Initiative, isso estaria longe de ser suficiente para quebrar o cliente - ou até mesmo os dados de "experiência do cliente" - dos silos que o mantêm.