Home  >  Carreira

Brasileiros são os mais conectados com colegas de trabalho nas redes sociais

Quando o assunto é amizade virtual com o chefe, os brasileiros não se empolgam tanto: apenas 58% afirmam ter o gestor como contato

Da Redação

30/09/2018 às 16h06

Foto: Shutterstock

Os brasileiros são os que mais gostam de se conectar com colegas de trabalho nas redes sociais pessoais. É o que aponta pesquisa da Randstad, fornecedora de soluções de recursos humanos, que mostra também que 86% dos profissionais estão conectados com os amigos do escritório em plataformas como Facebook e Instagram.

Juliana Palermo, head de marketing da Randstad e especialista em marketing pessoal, lembra que o povo brasileiro é caloroso e faz amizade com facilidade, mas o índice surpreendeu, já que o Brasil ficou em primeiro lugar em um ranking de 33 países analisados, empatado com a Índia. Segundo o relatório, o país que menos se conecta com as pessoas do escritório é o Japão, com 19%.

Amizade com o chefe

Já quando o assunto é amizade virtual com o chefe, os brasileiros não se empolgam tanto: apenas 58% afirmam ter o gestor direto como contato nas mídias sociais. "Os profissionais ainda têm receio de expor a vida pessoal para o chefe ou até mesmo algo que possa prejudicar sua carreira", comenta Juliana.

Na Índia, primeira colocada também nesse quesito, 67% dos entrevistados têm conexão com o chefe, enquanto o Japão manteve a posição de país mais conservador, com apenas 10% dos trabalhadores amigos dos gestores nas plataformas digitais.