Home  >  Carreira

Trainee: 5 dicas para se preparar para processos de seleção

Fazer uma boa apresentação pessoal, participar ativamente e ter uma boa postura estão entre os destaques para aumentar suas chances

Da Redação

28/09/2018 às 18h19

entrevista_de_emprego
Foto: Shutterstock

Programas de trainee têm sido a porta de entrada para diversos profissionais recém-formados em grandes empresas. Muitas dessas companhias têm criado programas atrativos, com boas chances de início de trajetória de sucesso na organização.

Consequentemente, a concorrência para as vagas crescem. Por isso, estar preparado para qualquer pergunta do recrutador e também para as “temidas” dinâmicas é fundamental para alcançar o objetivo: tornar-se um trainee.

A Vivo - em parceria com a Cia de Talentos – listou cinco dicas essenciais para quem quer se dar bem nos processos seletivos e garantir uma vaga de trainee. Confira:

1. Apresentação pessoal: fuja dos mesmos padrões e seja mais você!

Ser autêntico, espontâneo e fiel aos seus valores ajuda a aumentar suas chances de destacar-se para o recrutador. Esqueça as regras, participe, pergunte e se envolva! “A autenticidade do candidato é fundamental para sua avaliação e, posteriormente, essa qualidade irá ajudá-lo no seu desenvolvimento profissional”, explica Maria do Carmo Vieira, Diretora de Talentos da Vivo. Vale evitar brincadeiras indevidas, comentários inapropriados, excesso de gírias e informalidade. Mesmo em ambientes corporativos descontraídos, lembre-que é um processo seletivo e você está sendo avaliado em todos os momentos.

2. Participar ativamente e se comunicar bem

Os recrutadores estão em busca de frequência de comportamento. Isto significa que não adianta falar apenas quando o responsável pelo processo seletivo chega perto ou usar frases feitas para chamar a atenção deles. “Opte por contribuir com seus conhecimentos, ouvir o que os colegas têm a dizer, incentivar a participação dos mais calados, analisar as sugestões dadas e propor soluções. É um diferencial”, garante Sofia Esteves, Presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos.

3. Trabalhar bem em grupo

Ser trainee é para quem deseja ocupar posições de liderança nas empresas e gosta de desafios complexos. Por isso, atividades em grupo presenciais acontecem durante o processo de seleção. É nesta hora que os recrutadores observam como os candidatos se comportam junto com outras pessoas e em um ambiente real de trabalho. Por isso, é muito comum que as pessoas queiram mostrar os seus talentos, porém, é importante cautela e cuidado! “Ser paciente, respeitar os colegas, manter a voz calma e envolver-se nas atividades de forma confiante são pontos positivos para destacar-se neste tipo de atividade”, recomenda Maria do Carmo.

4. Estudar a empresa

Saber sobre a empresa que está concorrendo à vaga conta muito na hora da entrevista. Vale pesquisar tudo! Desde o histórico, negócios, valores e missão, além da cultura organizacional. Estas informações serão muito úteis nas discussões em grupo. É um detalhe que mostra o interesse do candidato na vaga e na empresa, e o deixa muitos passos à frente dos demais concorrentes.

5. Ser pontual

Esse é um dos pontos essenciais para qualquer candidato. Confirmar e pesquisar sobre o local do processo, programar-se para sair com antecedência e chegar ao local com 10 minutos faz toda a diferença, garantindo ao recrutador que você teve cuidado e respeito com o tempo dele. Por fim, organizar-se para aproveitar o dia do processo sem outros compromissos são essenciais para manter a calma e o foco nas atividades propostas.