Home  >  Negócios

Aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre atingem 100% de cobertura Wi-Fi gratuita

Fraport, empresa alemã responsável pela gestão dos aeroportos, contou com parceria da Nap IT para o projeto de modernização

Da Redação

27/09/2018 às 12h45

Aeroporto Porto Alegre
Foto: Shutterstock

Após assumir a gestão dos aeroportos internacionais Pinto Martins, em Fortaleza (CE), e Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), a empresa alemã Fraport investiu na modernização da infraestrutura para garantir 100% de cobertura Wi-Fi gratuita.

Entre as exigências para o contrato de concessão fechado com o governo federal para esses aeroportos está a integração de rede Wi-Fi de alta velocidade, a fim de oferecer excelência nos serviços prestados aos passageiros.

Para realizar a entrega, a companhia contou com parceria da Nap IT, consultoria de redes corporativas e integração de soluções em TI. No projeto, um dos desafios estipulados foi o prazo de 90 dias para a entrega das melhorias previstas no acordo, com pena de multa para a Fraport caso houvesse atrasos.

Suelen Ramiro, gerente de Contas da Nap IT, lembra que, além do desafio do prazo, também foi estipulada uma meta de melhorar a nota dos aeroportos no ranking de satisfação dos clientes. "Por isso, o plano de negócios incluía tornar esses aeroportos uma referência em tecnologia e qualidade do sinal de internet oferecido aos passageiros", comenta.

Outro ponto primordial para o projeto era adequar as integrações nas diversas normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com o objetivo de evitar interferências nos dispositivos de monitoramento do espaço aéreo.

O projeto

O primeiro passo da Nap IT para planejar suas ações foi realizar uma análise no ambiente de redes. O estudo constatou que não existia uma rede Wireless livre, o que havia era um serviço de conexão à internet de algumas teleoperadoras, disponível somente para seus assinantes, mas que ainda assim oferecia sinal fraco, com quedas constantes, impedindo a conexão de vários usuários simultaneamente.

Com o objetivo de garantir alta velocidade e performance, a Nap IT optou por uma rede sem fio que utiliza o protocolo 802.11. ac, que permite ao usuário receber e transmitir dados ao mesmo tempo. Segundo os últimos dados da Anac, a quantidade de passageiros que circularam nos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre, em 2015, foi de 6,3 milhões, e 8,3 milhões, respectivamente.

A partir dos novos recursos instalados pela Nap IT, os pontos cegos – locais nos quais o sinal não chegava –, foram sanados e os usuários passaram a ter acesso à internet gratuitamente, com alta conectividade. "Somente com a substituição dos equipamentos que já estavam em operação pelos novos elementos de infraestrutura, já atingimos um ganho de 40% na cobertura em relação à estrutura antiga", explica Ronaldo Barbieri, Pré-vendas Sênior da Nap IT.