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5 dicas para gestão de equipes de campo usando tecnologias

Especialista indica os principais passos para um melhor monitoramento de equipes externas e explica como a tecnologia é essencial para tomada de decisão

Da Redação

27/09/2018 às 15h17

equipe de campo
Foto: Shutterstock

Não existe uma receita exata para uma gestão de equipes de campo com resultados para a empresa e para o colaborador. A experiência e o conhecimento técnico de profissionais de referência no setor, entretanto, mostram que este caminho tem alguns pontos chaves e que, hoje, a busca por melhores performances passa invariavelmente pela tecnologia. É o que aponta Gabriel Rodrigues, especialista em gestão de equipes externas da Auvo, plataforma para gestão de equipes externas.

A tecnologia surge como ótima opção para ajudar no processo de gerenciamento das equipes. Se antes havia um gap entre as metas e direcionamentos e o que efetivamente acontecia em externa, por exemplo, agora é possível verificar se as decisões tomadas pelo colaborador eram as mais apropriadas e, também, a fidelidade de seus reportes.

Rodrigues indicou 5 dos principais passos para um monitoramento eficiente e como a automatização é essencial:

Automatização

Hoje, existem diversas ferramentas dedicadas ao monitoramento de equipes externas. Para decidir, o gestor precisa, primeiramente, entender que a tecnologia é meio e não fim. Ou seja, que os sistemas entregarão dados, mas é dele a análise de cenário. Por isso o diferencial está nos recursos, na praticidade e na precisão que cada player oferece. Nesta corrida, a possibilidade de informação em tempo real é um grande aliado.

Planejamento

No trabalho das equipes externas não há espaço para improviso. Os objetivos e metas só serão alcançados com tarefas muito bem definidas e claras dentro de um plano que engloba diversos pontos. Isso só é possível com um autoconhecimento da empresa, domínio de seu ambiente interno e externo, concorrência e fatores que possam interferir no negócio. Cada uma destas variáveis pode mostrar caminhos de atendimento.

Controle do tempo

Um planejamento bem feito considera a importância do tempo em muitas frentes. Previsão para execução das tarefas, do atendimento propriamente dito, e organização dos colaboradores para cumprir o programado com excelência. Mas para ter tudo isso definido é preciso separar um espaço na agenda e se dedicar. Tenha foco, organização pessoal e profissional e delegue tarefas.

Organizar processos

O controle de tempo leva a um outro ponto importante para o acompanhamento das equipes de campo. Organizar processos para otimizar o atendimento e cumprir prazos. A sugestão é fazer um cronograma de atividades para cada colaborador. Vai demandar tempo, será um pouco mais trabalhoso, mas valerá a pena. Algo editável, para incluir ou retirar atividades quando necessário.

Definir metas claras melhora o engajamento dos colaboradores. Quando motivados para cumpri-las, menor será a energia gasta em acompanhamento. Estas metas podem ser por tarefas, considerando a quantidade de atividades a serem cumpridas por semana, por exemplo, ou por tempo.

Padronização de atendimento

A tecnologia é uma mão na roda e resolve uma série de questões operacionais, mas ainda não substitui o trabalho humano em relacionamento. De nada adianta se organizar e planejar se a comunicação com o cliente é falha.