Home  >  Negócios

Futuro do trabalho será definido por tecnologias e cultura

Pesquisa fala sobre futuro local de trabalho e mostra que flexibilidade será essencial para colaboradores

Scott Carey – ComputerWorld UK

26/09/2018 às 18h58

Foto: Shutterstock

A CIO e a Computerworld do Reino Unido lançaram o estudo Workplace of the Future, revelando insights sobre como a comunidade de TI do Reino Unido está pensando sobre o futuro do local de trabalho. A tendência, a partir das opiniões de CIOs, é que o futuro local de trabalho será definido tanto pela cultura, colaboração e flexibilidade como por tecnologias emergentes, como internet das coisas (IoT) e inteligência artificial. Do total de entrevistados, 80% citaram uma maior flexibilidade como vital para atrair talentos no local de trabalho do futuro.

A pesquisa é dividida em seis capítulos, começando com a forma como os pesquisadores entendem o termo 'local de trabalho do futuro' para o impacto que a tecnologia está tendo e, eventualmente, quem é responsável por ela e como gerar valor real.

Nenhum local de trabalho da pesquisa futura estaria completo sem fazer as perguntas sobre inteligência artificial e como isso afetará a força de trabalho. Segundo o estudo, 80% dos entrevistados achavam que a AI e a robótica reduziriam os papéis humanos no local de trabalho do futuro, mas apenas 6% consideravam que o aumento da automação que poderia levar à perda de empregos era uma "preocupação significativa".

Como consequência, o próximo projeto de pesquisa do grupo é intitulado: Tornar a Inteligência Artificial uma realidade comercial. Eles investigarão onde a indústria está hoje com a AI, para onde estamos indo, e como os líderes empresariais estão superando alguns dos desafios da tecnologia, como a falta de habilidades, a possibilidade de viés do sistema, a ética e o treinamento de sistemas em dados de negócios.

Faça o download completo do relatório neste link.