Home  >  Carreira

Freelancer: 4 dicas para organizar a rotina de trabalho

Ter um ambiente planejado, horários regulados e espaços para folgas traz uma rotina de trabalho mais saudável para freelas

Da Redação

22/09/2018 às 11h02

digitando
Foto: Shutterstock

O trabalho no modelo freelancer tem conquistado espaço no mercado. Relatório de Trabalho Independente e Empreendimento 2018, desenvolvido pela Workana - plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina - mostra que atividade freelance cresceu 80% só em 2017

O profissional freelancer conta com a facilidade de trabalhar do conforto de seu lar, fazendo seus próprios horários. Apesar disso, alguns cuidados são importantes para que a produtividade não caia. É preciso, por exemplo, prestar atenção no ambiente de trabalho, já que dentro de casa geralmente é bem mais fácil se distrair com outras questões.

O Freelancer.com - plataforma para freelancers e crowdsourcing do mundo - listou quatro dicas para ajudar o trabalhador freelancer ter uma rotina de trabalho mais otimizada. Confira:

Organização

Organização é fundamental para quem trabalha por conta própria. Ter uma casa limpa e bem arrumada é essencial para que as tarefas possam fluir durante o dia. Prestar atenção aos seus horários também é bem importante. Além disso, usar o tempo de trabalho de forma eficiente e não trabalhar depois do horário estabelecido também é recomendado, principalmente para não se ter problemas com compromissos e prazos.

Área exclusiva de trabalho

Ter um cômodo ou uma área reservada para o trabalho é recomendado porque ajuda, inclusive, na disciplina com os horários e no comprometimento com os jobs. Além disso, esse lugar separado ajuda a não pensar no trabalho enquanto se usa as outras partes da casa. Lugar de trabalho é para trabalhar e lugares como a cama e a sala, para dormir e descansar.

Trabalhar em lugares diferentes

Lembre-se que o freela trabalha por conta própria e pode colocar suas próprias regras. Caso queira tentar algo diferente na rotina ou experimentar um novo ambiente de trabalho, a cidade toda pode ser um escritório a céu aberto. Parques e praças podem ser uma excelente opção para quem quer sair de casa e trabalhar ao ar livre. Outra sugestão são os compartilhados, ótima ideia para ampliar a rede de contatos e prospectar.

Reserve um tempo para você

É fácil se perder durante as longas horas trabalhadas, principalmente quando se está dentro de casa, onde o contato pessoal com outras pessoas é quase nulo. Por isso, reservar um tempo para si mesmo, para sair de casa e se desligar por algumas horas é um meio para renovar as energias e voltar com tudo para os jobs.

Tags

Deixe uma resposta