Home  >  Inovação

Robôs poderão realizar mais da metade das tarefas humanas até 2025

Novas tecnologias cumprirão até 52% das tarefas profissionais atuais, de acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial

Da Redação

19/09/2018 às 12h12

Foto: Shutterstock

Em 2025, robôs cumprirão 52% das tarefas profissionais realizadas por humanas atualmente, segundo estudo do Fórum Econômico Mundial, publicado na última segunda-feira (19/9).

Por outro lado, a revolução da tecnologia e da robótica criará 58 milhões de novos empregos nos próximos cinco anos, aponta o relatório.

"Em 2025, mais de metade de todas as tarefas executadas no local de trabalho fará com que máquinas ganhem espaço, em comparação com 29% hoje", dizem os pesquisadores da fundação com sede em Genebra, conhecida por organizar anualmente o Fórum de Davos.

Alguns setores serão mais afetados que outros pela automação. O estudo prevê que, em 2022, 75 milhões de empregos poderão desaparecer em setores como contabilidade, secretariado, fábricas de montagem e serviços postais.

Em paralelo, os pesquisadoras acreditam que poderão ser criados 133 milhões de empregos, principalmente relacionados com a revolução digital, em campos como inteligência artificial, processamento de dados, software e marketing.

Além disso, desenvolvedores e especialistas em novas tecnologias serão altamente procurados.

As consequências específicas para os trabalhadores são difíceis de prever, mas os pesquisadores antecipam um "choque enorme (...) na força de trabalho global" com "alterações significativas na qualidade, localização, formato e permanência no funções."

Tags

Tags: