Home  >  Carreira

Advogados entram de vez no mundo da tecnologia

Pesquisa mostra que cerca de 90% destes profissionais estão investindo em tecnologias

Da Redação

17/09/2018 às 16h19

Foto: Shutterstock

A rotina de advogados está se tornando cada vez mais tecnológica e digital. É o que aponta levantamento do site Previdenciarista – plataforma para consultoria especializada em Direito Previdenciário para advogados -, que mostra que cerca de 90% dos advogados entrevistados afirmaram investir em tecnologias (ferramentas on-line) para aumentar a produtividade no trabalho.

A pesquisa – que entrevistou 874 profissionais de todo o Brasil e foi realizada em janeiro deste ano – apontou que 84% dos advogados atuam na área civil, seguidos por; trabalhista 67% e área da família 60%.

Dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) indicam que metade dos advogados atuantes do país tem entre 25 e 40 anos – o que mostra que, a cada dia, mais jovens - geralmente mais antenados às novas tecnologias - estão atuando no Direito.

A profissão de Advogado se atualizou e, por isso, o método para tanto precisa se modernizar também. Para Renan Oliveira, cofundador do Previdenciarista, o direito, assim como qualquer segmento, precisa se adaptar às tecnologias e, por isso, muitos profissionais já enxergaram nas plataformas e aplicativos fortes aliados.

“Conhecidas como Lawtechs, essas empresas fornecem produtos e serviços que atendem as demandas de advogados, escritórios e departamentos jurídicos utilizando inovações tecnológicas. São softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina de trabalho desses profissionais, que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais”, explica.

Deixe uma resposta