Home  >  Plataformas

Studio Z aprimora tomadas de decisão com analytics da Qlik

BI proporciona à empresa mais agilidade e auxilia nas tomadas de decisões com base em informações concretas

Da Redação

01/09/2018 às 12h01

Foto: Shutterstock

A Studio Z é uma rede de lojas de calçados no modelo de fast fashion, que possui 86 lojas espalhadas pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Todos os dias recebem mais de 50 mil clientes nas lojas. Estão presentes no mercado há mais de 40 anos, oferecendo opções de calçados e acessórios. A rede faz parte do grupo Calcenter, que atualmente possui também a financeira Calcard.

Desde que a Studio Z conheceu a plataforma Qlik a gestão da empresa mudou por completo. A ferramenta de BI foi implementada pela Toccato, Master Reseller da Qlik. Atualmente, a Studio Z está conseguindo estabelecer um sistema de gestão em cima do BI nas áreas mais estratégicas de uma companhia de varejo: as áreas comercial, logística e operações.

Todas as áreas da empresa já contam com o novo BI. O Qlik Sense foi o escolhido, pois ele proporciona um potencial analítico maior para o negócio, o que faz com que a empresa tenha menos esforço por parte de TI. O uso da plataforma Qlik atualmente é mais forte nos setores de operações, logística e comercial, áreas que possuíam maior carência de informações.

A empresa reconhece o potencial analítico que a Qlik traz para o setor varejista. Os usuários aprendem muito rápido a criar os painéis e encontrarem as informações que precisam. Uma ferramenta intuitiva que permite que mesmo quem não programe ou trabalhe com TI consiga utilizar.

Benefícios 

Segundo Fernando Junkes, gerente de TI da Studio Z, a ferramenta proporcionou análises que não eram possíveis anteriormente na empresa. “Estamos utilizando a Qlik para realizar análises que não eram possíveis realizar e, principalmente, com 90% menos tempo e custo e tempo de desenvolvimento. Foram mais de 100 indicadores entregues em 4 meses. Temos ainda um projeto em andamento onde iremos realizar análise do fluxo nos caixas das lojas para dimensionar a força de trabalho mais eficiente, em cima da plataforma Qlik”, afirma.

Mas, nem toda essa agilidade e potencial analítico faziam parte do histórico da Studio Z. O cenário antes da implementação da plataforma Qlik era bem diferente. Outras plataformas não proporcionavam agilidade na distribuição das informações, o que acarretava na TI sobrecarregada e pouco produtiva. Além disso, as plataformas anteriores tinham um tempo de resposta moroso.

“Conseguimos resultados rápidos numa arquitetura simples, consistente, estável e escalável. Para o negócio, a vantagem é o seu potencial analítico, muito apurado, onde é possível receber os desenvolvimentos com um prazo muito mais rápido. As tomadas de decisões são mais corretas, baseadas em dados, e não em subjetividade como era em alguns casos anteriormente”, explica.

De acordo Leonardo Farah, CEO da Toccato, a reestruturação da gestão da Studio Z em cima da plataforma Qlik mostra que a solução consegue proporcionar muito mais que um acesso fácil a dados de gestão e resultados rápidos.

“No segmento de varejo, uma solução altamente escalável faz muita diferença. A plataforma Qlik oferece uma facilidade na preparação dos dados, compartilhamento de ideias e tudo com muita governança e segurança na administração dos acessos e informações. A Studio Z é líder em inovação neste segmento graças ao mindset de seus gestores. Ficamos muito satisfeitos em poder apoiá-los nestas iniciativas com o uso de dados em tempo real facilitando a descoberta de melhores práticas”, finaliza o executivo.

Tags


Deixe uma resposta