Home  >  Plataformas

Orçamento de TI cresce em 50% das empresas no Brasil, segundo pesquisa

Segundo levantamento da Logicalis, budget do setor cresceu, em média, 14% neste ano.

Da Redação

31/08/2018 às 15h05

Foto: Foto: Shutterstock

Legenda:

Os orçamentos dos setores de TI (tecnologia da informação) estão maiores em 50% das empresas no país em 2018, segundo a 5ª edição da pesquisa IT Snapshot 2018, realizada pela Logicalis.

Conforme o novo levantamento da fornecedora de soluções, metade dos entrevistados afirmou que neste ano as áreas de TI contam com um bugdet, em média, 14% maior do que em 2017. Vale citar ainda que, em 2018, a maioria (84%) das companhias entrevistadas possuem orçamentos iguais ou maiores em TI.

Apesar desse aumento nos orçamentos, a distribuição dos valores entre Capex e Opex continua igual nesses departamentos, aponta o estudo, sendo 37% do budget voltado para investimento em ativos, enquanto que 63% do montante fica em despesas operacionais.

Mais confiança

A Logicalis destaca ainda que cresceu a autoconfiança das empresas em relação à maturidade da TI. Se na edição anterior da pesquisa, apenas 2% dos participantes acreditavam ter alcançado a excelência, hoje esse número chega a 23%.

Novas tecnologias

A pesquisa também aponta como as chamadas tecnologias emergentes vem sendo adotadas em projetos das companhias. Big data/Analytics aparece em destaque, uma vez que 15% dos entrevistados já possuem projetos relacionados ao tema e 49% possuem pilotos ou pretendem iniciá-los nos próximos 12 meses.

Logo a seguir, aparece a Internet das Coisas (IoT, de Internet of Things), atualmente em produção em 15% das empresas e com previsão de adoção em 39% delas no próximo ano.

Cloud

Além disso, a cobrança por mais agilidade de atendimento às necessidades de negócio vem impulsionando a adoção da computação em nuvem. Os motivos para a adoção da tecnologia incluem a modernização da infraestrutura (59%) e a busca por uma melhor velocidade de atendimento às demandas de negócios (44%).

O modelo mais adotado atualmente é o privado (60%), mas há uma forte tendência de ampliação do uso de cloud pública e híbrida, que representa 31% do mercado atualmente, mas deve chegar em 64% das empresas até o final do ano, conforme o levantamento.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pela Logicalis entre fevereiro e abril deste ano e contou com a participação de 151 executivos de TI de organizações brasileiras com faturamento anual acima de 300 milhões de reais - participaram da pesquisa organizações de diferentes setores do mercado, incluindo serviços, manufatura e comércio, agronegócio, setor público, utilities e dos setores de óleo, gás e mineração.

Deixe uma resposta