Home  >  Negócios

VMware mira oportunidades para virtualização de redes de telcos

CEO da companhia diz que apenas 10% das empresas do setor contam com serviços virtualizados. Brasil segue mercado global

Guilherme Borini

28/08/2018 às 11h37

4G
Foto: Shutterstock

O mercado de telecomunicações apresenta grandes oportunidades para a VMware. É o que pensa Pat Gelsinger, CEO global da companhia, que justifica a opinião com números: apenas 10% das empresas de telecom contam com serviços virtualizados - ao passo que, em data centers, a maioria (cerca de 80%) já adotou tecnologias de virtualização.

"Todas as tecnologias que criamos podem ser aplicadas às telcos", comentou o executivo, durante apresentação no VMworld, conferência anual da VMware realizada nesta semana em Las Vegas (EUA).

Gelsinger também lembrou das oportunidades que serão criadas com a chegada das redes 5G e cravou: a estratégia é "simples". "Basta pegar esses produtos maduros de virtualização, como vSphere e NSX, e levar para telcos."

Segundo ele, seis das dez grandes operadoras norte-americanas já estão adotando a solução de Network Functions Virtualization (NFV) da VMware.

José Duarte, presidente da empresa no Brasil, não vê o País em uma realidade muito diferente, em termos de modernização das operadoras. "Vejo que o Brasil tem maturidade grande se comparado com a Europa, por exemplo", apontou. Duarte cita a presença de grandes grupos de telecomunicações no Brasil, todos eles com operações tão grandes quanto nas matrizes.

O executivo aponta que, do lado de TI, a virtualização já foi feita, assim como outras verticais de negócios. Agora, os passos estão sendo dados na área de engenharia para virtualização de redes, com foco nos serviços prestados pelas operadoras.

"O segmento está sentindo essa necessidade de virtualização, porque o negócio de telecom esta se transformando. Essa necessidade existe e o potencial está ali. É algo novo para o mundo de telecom", disse.

Assim como nos EUA, a VMware já está desenvolvendo projetos de implementação de NFV em grandes operadoras no Brasil. "Até o final do ano já teremos operadoras divulgando os projetos", completou Duarte.

*O jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da VMware

Deixe uma resposta