Home  >  Inovação

BNDES e países do Brics assinam memorando de entendimento sobre blockchain

Além do banco brasileiro, assinam o documento Vnesheconombank (Rússia), Export-Import Bank of India, China Development Bank e DBSA (África do Sul)

Da Redação

23/08/2018 às 18h03

assinatura
Foto: Shutterstock

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou um memorando de entendimento (MoU) com os bancos de desenvolvimento dos países que compõem o bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O objetivo, segundo a instituição, é impulsionar aplicações digitais com uso das tecnologias Distributed Ledger (DLT) e blockchain.

Além do banco de desenvolvimento do Brasil, asisnaram o acordo as seguintes instituições: o State Corporation Bank for Development and Foreign Economic Affairs (Vnesheconombank), da Rússia; o Export-Import Bank of India (Exim Bank), o China Development Bank (CDB) e o Development Bank of Southern Africa Limited (DBSA), da África do Sul.

Com validade de cinco anos, o acordo foi firmado durante a 10ª Cúpula do BRICS, em Joanesburgo, na África do Sul. O plano prevê a exploração de oportunidades em aplicações das tecnologias Distributed Ledger (DLT) e blockchain, no financiamento de infraestrutura e em outros setores de interesse mútuo, possibilitando às instituições o aumento da transparência, accountability e rastreabilidade de seus recursos. O BNDES foi representado, na ocasião, pelo chefe do seu Departamento de Captação, Leonardo Botelho.