Home  >  Plataformas

13 APIs públicas fundamentais para desenvolvedores

Lista inclui plataformas como Slack, Watson e Google Drive

Da Redação, com Peter Wayner (InfoWorld/EUA)

16/08/2018 às 17h45

Foto: Shutterstock

APIs (Application Programming Interface) costumam ser definidas como a cola que une as peças do mundo digital. A ascensão do conceito vem sendo puxada pelo aumento de ferramentas para criar, testar e gerenciar as interfaces de aplicações.

Na última década, a comunidade de desenvolvedores cresceu obcecada com APIs públicas e o desenvolvimento delas continua a explodir.

Agora, em meio à profusão da mobilidade e de internet das coisas e inteligência artificial, as APIs ganham um papel estratégico para o desenvolvimento de aplicativos em ambientes compartilhados. É muito difícil encontrar Apps Web ou mobile que não usem nenhuma API.

Elas também mudaram a face do desenvolvimento de aplicações. Ao expressar componentes de software em termos de suas operações, rotinas, entradas e saídas, padrões de programação, elas fornecem aos desenvolvedores blocos de construção com os quais podem contar para criar aplicações de forma mais rápida e eficiente.

O uso inicial geralmente é gratuito, o que torna o desenvolvimento e até mesmo os primeiros dias de lançamento das APIs muito mais simples. Mas, com o tempo, é preciso prestar muita atenção aos custos. Embora muitas APIs custem pequenas frações de um centavo, uma vez que seu projeto se torna viral, essas partículas de centavo começam a se multiplicar.

Confira a lista das 13 APIs públicas que todo desenvolver deveria conhecer.

Slack
Uma boa equipe de programação pode definir uma ótima arquitetura para uma API, mas a medida real da demanda é se as pessoas estão usando a plataforma. E no caso do Slack , mais e mais escritórios estão adotando o serviço. Mais e mais equipes estão substituindo reuniões por canais do Slack e essas equipes estão usando mensagens do Slack para definir o fluxo de trabalho. Isso significa que há mais demandas para conectar todas as suas outras ferramentas de escritório ao Slack. E mais demandas para que os chatbots publiquem atualizações nas salas de bate-papo certas para que os membros certos da equipe possam ser atualizados sobre como tudo está sendo executado. O mecanismo de entrada para postar uma atualização é muito simples. Se isso não for suficiente, também há APIs bidirecionais para acessar os eventos e as mensagens em tempo real. "Não ligue para nós", diz a documentação. "Nós ligaremos para você."

Webdam
Grande parte da presença digital de uma empresa é definida por imagens, e essas imagens precisam ser armazenadas, catalogadas e selecionadas. Antes, poderíamos apenas colocá-las em um servidor de arquivos com várias pastas. O Webdam vai muito além, oferecendo armazenamento em nuvem seguro com um fluxo de trabalho moderado e organizado. As fotos e os trabalhos de arte chegam dos criadores como arquivos, mas eles se tornam "ativos" dentro do sistema à medida que passam pela cadeia de aprovação dos anúncios, sites e folhetos que definem uma marca. Se você está em uma pequena empresa e é o único que controla as imagens da marca, talvez consiga fazer isso sozinho com um espaço no arquivo. Mas quando você começa a trabalhar com uma equipe, uma ferramenta para gerenciar o fluxo se torna essencial. A API Webdam permite que você aproveite seu próprio código interno e confie no Webdam como o sistema de arquivos que armazena e organiza suas imagens.

RingCentral
Telefones ainda são um desafio para uma corporação. Muitos lutam para se adaptar à maneira como os funcionários carregam seus telefones pessoais e praticamente ignoram aquele telefone caro da empresa em cima da mesa. Afinal, o celular pessoal vai para as reuniões, mas o telefone da empresa não.

O RingCentral é um switch moderno que integrará a infraestrutura de telefonia da empresa com celulares pessoais e corporativos usando uma interface web. As chamadas recebidas podem ser encaminhadas para grupos de trabalho e equipes de gerenciamento inteiros, apenas para garantir que a ligação de um cliente importante não seja perdida.

API do RingCentral é uma maneira automatizada de manter essas listas de números e funções organizadas e atualizadas. Muitas empresas podem querer integrar seus scripts de integração (e off-boarding) para manipular os números dos funcionários. A API também rastreará o volume de chamadas e permitirá que você meça a quantidade de tempo que os funcionários gastam em chamadas usando análise e visualização. Se você quiser ainda mais automação, a API do chatbot fará circular importantes atualizações de status para os usuários.

Twilio
Há mais na integração telefônica do que manter a infraestrutura funcionando no escritório. O Twilio foi projetado para simplificar a interface de seus aplicativos com as antigas capacidades de voz e texto dos telefones.

Se você tem que passar uma mensagem para alguém e a melhor maneira de alcançar esse alguém está em uma chamada de voz, você pode entregar a mensagem para a TwiML API,  para que possa discar o número, converter a mensagem para text-to-speech, e, em seguida, torná-la disponível através de uma chamada de voz. Outras APIs do Twilio permitem enviar mensagens de texto e responder a chamadas telefônicas recebidas para o seu número especial do Twilio.

Estas não são as únicas opções. Existem muitas outras.

Watson
A marca Watson está crescendo e pode se tornar até maior do que a própria IBM, impulsionada pelo amplo interesse na IA. O Watson já cobre cerca de uma dúzia de APIs diferentes que ajudarão você a entender imagens, som e texto. Você insere seu conjunto de treinamento e, em seguida, a API aprende o suficiente para começar a responder perguntas. A API de reconhecimento visual vai pegar suas imagens e começar a aplicar tags que classificam os itens nas imagens. A Tone Analyzer API procurará palavras que signifiquem emoções específicas no texto. A IBM sugere que você canalize essas informações para seus chatbots para que eles se comportem de maneira apropriada.

Confira a documentação do Watson, o código para iniciantes e os SDKs para começar a escrever seus próprios "aplicativos cognitivos". Ou apenas divirta-se com o API Explorer do Watson para saber o que as APIs farão antes de escrever qualquer coisa.

Hootsuite
Gerenciar sua presença nas mídias sociais é um grande desafio para os indivíduos e um desafio ainda maior para as empresas, especialmente as grandes e com muitos produtos e marcas. O Hootsuite reúne todas as contas de mídia social de uma empresa em um só lugar e, em seguida, abre o acesso à sua coleção por meio de sua API. Ele derenciará suas respostas de mídia social e mensagens cruzadas e permitirá que você organize suas respostas e novos anúncios. A API do Hootsuite é uma meta-API que oferece um ponto de acesso que, por sua vez, se conectará a todas as APIs de mídia social.

A API do Hootsuite também oferece uma coleção de webhooks que podem ser invocados sempre que um determinado evento Hootsuite acontece. Em outras palavras, ele pode enviar notícias para qualquer outra API que você tenha divulgado.

Google Drive
O Google Docs está se tornando cada vez mais popular como uma alternativa ao Microsoft Office, e isso significa que há cada vez mais demanda para integrar o pacote de produtividade online com os demais serviços Google. Você pode, por exemplo,  criar e compartilhar documentos do Google Docs com a extensa API REST do Google Drive . O alvo principal são empresas que desejam uma maneira fácil de gerenciar relatórios automatizados regulares (e outros documentos) em um local centralizado.

É claro que, uma vez que esses documentos sejam criados, todas as pessoas com acesso podem revisar, ampliar e comentar sobre eles. Em outras palavras, se você quiser criar uma maneira centralizada de as pessoas colaborarem e entenderem alguns dados compartilhados, tudo o que você precisa fazer é despejar um documento bruto no mundo do Google Drive e o restante do trabalho é tratado pelo Infraestrutura do Google.

O número de APIs do Google Drive é grande e crescente. Há cantos para todos os tipos de arquivos diferentes (Planilhas , Documentos , Apresentações) que podem adicionar mais recursos para qualquer pessoa que trabalhe com os arquivos. Há também mais e mais integração com o sistema operacional Android, algo que abre possibilidades para o rápido desenvolvimento do smartphone sem todos os aborrecimentos de criar um aplicativo Android completo.

Google AR
Se uma imagem vale mais que mil palavras, quanto valeria se você adicionasse a elas pequenas bolhas de texto e detalhes que expliquem exatamente o que estamos vendo? A Realidade Aumentada (AR) oferece a oportunidade de adicionar muitos desses detalhes animados em tempo real ao que quer que nossa câmera veja - e compartilhar esses objetos virtuais e diagramas com outras pessoas. O Google quer construir o backbone que suporte essas interações de RA.

Cloud Anchors API, do Google, por exemplo, permite que os aplicativos Android marquem coordenadas no espaço 3D para que vários usuários possam criar uma coleção colaborativa de palavras, linhas, objetos e outros aprimoramentos. Você pode usar isso para reuniões de negócios, discussões ou jogos. O  Light Board do Google permite que duas pessoas compitam em um jogo de tabuleiro em "AR space", com uma marcação oculta da realidade que somente aqueles com acesso podem assistir.

Immutable Azure Blob Storage
Com exabytes de capacidade e escalabilidade extrema, o armazenamento de Blobs armazena de centenas a bilhões de objetos, nas camadas quente, fria ou de arquivo morto, dependendo da frequência com que o acesso a dados é necessário. Um uma vantagem: os blobs podem ser criados e lidos, mas não modificados ou excluídos. Então, quando um arquivo é armazenado, ele deve permanecer exatamente igual.

Gostaríamos de acreditar que nossos arquivos digitais oferecem provas de disputas legais e financeiras, mas isso só funciona se pudermos confiar nesses arquivos.Algo proporcionado pela “immutable blob storage API".

Há também adições inteligentes para determinar automaticamente o período de tempo que os dados serão retidos. A limpeza da casa torna-se um pouco mais simples.

BlazingText
O algoritmo BlazingText do Amazon SageMaker ajuda a compreender as palavras, marcando o texto com dados que descrevem como a palavra foi usada anteriormente. Você insere texto bruto e recupera um vetor de significado semântico e classificação de entidade que pode ser usado para análise de sentimento. Se você quiser mais poder computacional, os algoritmos podem rodar mais rápido em máquinas com múltiplos núcleos e GPUs.

Amatino
Todo mundo gosta de acreditar que rastrear o fluxo de dinheiro, algo muitas vezes chamado de "contabilidade", é apenas um monte de aritmética da escola primária, mas qualquer desenvolvedor que assuma o trabalho aprende rapidamente o quão complexa a tarefa pode ser. A Amatino é uma startup que oferece uma API que lida com muitas das tarefas mais importantes para você, para que você possa se concentrar nas ideias maiores e mais grandiosas que trarão consigo receitas suficientes para que você tenha algo para contar. Em outras palavras, a Amatino oferece “contabilidade de dupla entrada” padrão do setor como um serviço sob demanda. Note que ainda está em estágios alfa, então nem todas as funções são garantidas.

OpenWeatherMap
Podemos controlar muitas partes da vida, mas não as forças mais poderosas da natureza. Tudo o que podemos fazer é abrir a previsão do tempo e assistir às tempestades. Agora você pode automatizar muito mais essa observação com o OpenWeatherMap , que oferece APIs diferentes para dados atuais e históricos de mais de 200 mil locais. Há informações sobre o básico, como temperatura e vento, e agora a empresa está testando alguns campos de dados com dados UV e poluição do ar.

Essas APIs serão uma ajuda para qualquer uma das plataformas que suportam tarefas que dependem do clima. Isso significa agricultura, construção, esportes, festivais semelhantes a Woodstock e qualquer outro evento que ocorra fora.

Tags

Deixe uma resposta