Home  >  Negócios

Aquisição da Cluster2GO leva Locaweb a outro patamar em serviços de cloud

Empresa fortalece parcerias com gigantes de cloud

Guilherme Borini

15/08/2018 às 14h59

Alexandre Glikas
Foto: Divulgação/Locaweb

Se não pode vencê-los, junte-se a eles. O ditado resume o momento vivido pela Locaweb Corp, unidade corporativa da Locaweb. O período é de transformação, como define o diretor-geral Alexandre Glikas.

A empresa está direcionando seus esforços para fortalecer e focar em ofertas de serviços baseados em cloud, em parceria com gigantes de nuvem, como Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure, além do Google Cloud, que caminha para ser o próximo grande parceiro. Empresas que, em um passado não muito distante, eram consideradas concorrentes, mas o cenário mudou. "Os três são muito fortes. Não dá para brigar diretamente, mas sim para surfar a onda", apontou Glikas, destacando a forte parceria com as gigantes.

A Locaweb, que antes tinha um modelo de negócios baseado em serviços oferecidos em seu data center próprio, foi ao mercado para fortalecer seu portfólio de serviços e dar um importante passo em seu processo de transformação.

A aposta atende pelo nome de Cluster2GO. Em março deste ano, a Locaweb Corp anunciou a aquisição da empresa, uma das maiores companhias especializadas de gerenciamento de serviços multicloud do Brasil.

Com a compra, a Locaweb Corp mudou seu patamar para uma especialista em serviços para o público corporativo, oferecendo multicloud por meio de uma solução que permite aos ambientes públicos e privados funcionarem de maneira independente e se conectarem apenas quando necessário, além da gestão dos serviços.

Glikas destaca que, com a aquisição, a Locaweb subiu de patamar, pronta para oferecer integração entre os principais players, com serviços especializados de migração, gestão operacional multicloud, consumo inteligente, banco de dados, monitoramento e segurança. "A Cluster2GO abriu muitas portas para nós."

Segundo o executivo, atualmente o maior volume de negócios vem das próprias gigantes de cloud, que também têm apostado em companhias como a Locaweb para expansão de negócios.

Outro diferencial apontado por Glikas é o fato de a Locaweb Corp ainda possuir sua infraestrutura própria, podendo ser uma importante parceira para clientes que optarem por uma abordagem híbrida.

Faturamento

Mais do que uma renovação ao portfólio, a compra da Cluster2GO impulsionou também faturamento e projeções de crescimento da companhia.

Com a entrada da Cluster2GO, a Locaweb prevê um crescimento de 35% para 2018 na unidade corporativa. O faturamento total da Locaweb foi de R$ 340 milhões em 2017 e, para 2018, a previsão é de R$ 400 milhões. A empresa não divulga números divididos por unidade de negócio.

Com 20 anos de existência, a Locaweb possui cerca de 1,2 mil funcionários, 280 mil clientes e 15 mil desenvolvedores parceiros. A empresa recentemente anunciou uma restruturação que inclui a divisão em cinco unidades de negócio: All iN, especializada em marketing de relacionamento digital; Locaweb Serviços de Internet, que abrange os produtos voltados para o varejo; Tray, voltada para e-commerce; Yapay, dedicada ao mercado de meios de pagamentos digitais; além da Locaweb Corp, focada em serviços corporativos.

Deixe uma resposta