Home  >  Negócios

7 passos para transformar sua empresa em uma marca disruptiva

Especialista da Kantar Millward Brown indica ações para gerar disrupção e impulsionar o crescimento

Da Redação

10/08/2018 às 9h33

disrupção
Foto: Shutterstock

A disrupção impulsiona o crescimento das marcas É o que revela análise a partir de um estudo da Kantar Millward Brown, agência global especializada em eficácia de publicidade, comunicação estratégica, mídia e pesquisa de valor de marca.

A empresa avaliou mais de 2 mil marcas dentro da base de dados global de brand equity do BrandZ e mostra que menos de 1 em cada 10 delas cresceu entre 2014 e 2017.

Dentre as que tiveram evolução, o destaque é a Amazon, marca disruptiva que dobrou o seu valor no mesmo período.

Felipe Ramirez, Chief Solutions Officer da Kantar para América Latina, lista sete passos que as marcas podem seguir para gerar disrupção e impulsionar o crescimento. São eles:

1. Sair da sua zona de conforto

Qualquer marca pode ser disruptiva se fizer algo fora da norma e essa ação criar um novo valor para os consumidores ou descobrir um potencial existente.

2. Reconhecer que precisa mudar

Saber como as pessoas pensam, sentem e se comportam em relação à marca pode significar uma oportunidade imediata de crescimento. O desafio para uma marca bem diferenciada é identificar o que pode torná-la mais relevante e significativa para seus potenciais consumidores.

3. Conhecer o valor da sua marca

Em média, os consumidores pagam 14% a mais pelas marcas que percebem que são diferentes. Quando isso se traduz em lucros, a maior oportunidade pode vir do foco nos consumidores certos e depois cultivar percepções de diferenciação para impulsionar o valor percebido da marca.

4. Usar os insights dos consumidores para inspirar disrupção

Uma marca estabelecida que não possui diferenciação pode correr o risco de ser uma commodity. Uma ideia disruptiva pode vir de muitas partes, mas o teste final é se essa ideia ressoa na audiência. Isso requer um profundo conhecimento dos potenciais consumidores.

5. Invista para fazer a diferença

Gastar mais não significa necessariamente que você vai gerar algo disruptivo. Investir na criação de uma ideia criativa que seja congruente com a marca pode ser a melhor maneira de criar uma disrupção do status quo.

6. Aprenda rápido para obter um retorno maior

Uma marca pode ter um grande produto ou ideia, mas a execução pode não ser suficiente disruptiva. Os profissionais de marketing devem agir como se estivessem sempre na versão Beta. Atuar e identificar oportunidades de mudança para chegar ao caminho certo.

7. Melhorar continuamente a eficácia do marketing

Os profissionais de marketing precisam avaliar o que está acontecendo com a marca e a resposta do consumidor no mercado, para fazer os ajustes necessários no momento.

Tags