Home  >  Inovação

IT Forum Expo: como otimizar a produtividade com microsserviços

Especialista apresenta desafios relacionados ao fato de lidar com sistemas que possuem características rígidas que dificultam iniciativas digitais

Da Redação

09/08/2018 às 10h06

microsserviços
Foto: Shutterstock

Legenda: microsserviços

Empresas constantemente visam agilizar seus processos e torná-los mais eficientes, uma vez que o mercado demanda essa agilidade tanto no processamento de informações como na entrega de resultados. Ciente desse quadro, a maioria das organizações adaptou suas operações para ecossistemas digitais, procurando ganhar agilidade e eficiência.

Essa adaptação mira a transformação das plataformas para que elas ganhem agilidade, consistência e integração. Nesse sentido, a adoção de microsserviços ou microservices (termo inglês) torna-se necessária, já que esse sistema de arquitetura digital consegue simplificar as plataformas de tal forma que facilita seu acesso e aproveitamento. Além de agilizar as plataformas, os microsserviços chegam ao mercado para modernizar as bases de dados de negócios, garantindo redução do consumo do microprocessor without interlocked pipeline stages (MIPS), ganho de escalabilidade etc.

Para falar sobre alguns dos benefícios desse sistema aplicado aos negócios, Volmar Pereira Moura, responsável pela área de Arquitetura Digital na Everis, apresenta-se no IT Forum Expo. O evento é promovido pela IT Mídia e será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

Além de apresentar as vantagens desse sistema de arquitetura, o especialista apresentará desafios relacionados ao fato de lidar com sistemas que possuem características mais rígidas e menos ágeis que dificultam as iniciativas digitais, assim como tornam mais complexa a descoberta de serviços, orquestração e segurança.

Moura é responsável pela área de Arquitetura Digital na Everis Brasil e possui mais de 15 anos de carreira em Tecnologia. Nos últimos anos, trabalhou em clientes no Brasil e EUA com projetos de Arquitetura de Integração, API Management, DevOps e Arquitetura Big Data. Formado em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa ele também tem MBA em “Gestão de Sistemas de Informação” pela Faculdade de Tecnologia Empresarial .

IT Forum X 2018

O IT Forum X é um evento B2B que reúne toda a comunidade cuja vida profissional é influenciada pela Tecnologia. Transportes, Supply Chain, Logística, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, TI, Finanças, Compras, entre outros, reunindo as principais empresas de tecnologia e telecom com os decisores do mercado. Realizado nos dias 17 e 18 de outubro no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo, o evento oferece experiências com muita interatividade e conteúdo de alta qualidade.

Quer participar? Inscreva-se aqui.

Deixe uma resposta